InícioEditorialPolítica NacionalArthur Lira marca reunião com líderes para discutir veto a emendas e...

Arthur Lira marca reunião com líderes para discutir veto a emendas e operações contra parlamentares

Apesar de o Congresso ainda estar em recesso, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) marcou uma reunião com líderes partidários para falar sobre o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a R$ 5,6 bilhões do Orçamento em emendas de comissão. Lira não teve outra alternativa depois da insatisfação generalizada que tomou conta Congresso depois que foi anunciada a decisão de cortar a verba destinada dos parlamentares. O presidente da Câmara já conversou com algumas lideranças por telefone, mas quer que a decisão de derrubar ou não o veto seja tomada presencialmente. O encontro vai ocorrer nesta segunda-feira, 29. A ministra do Planejamento, Simone Tebet, prometeu apresentar uma solução para esse corte das emendas antes da primeira sessão do Congresso. Até o momento, o governo não deu indicações nem detalhes de qual será alternativa.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Além do corte das emendas, Lira falará sobre a crise com o STF (Supremo Tribunal Federal), que autorizou mandados de busca e apreensão dentro do Congresso Nacional. Operações da Polícia Federal miraram os deputados Carlos Jordy e Alexandre Ramagem, ambos do Partido Liberal. O primeiro é suspeito de articular ações para os atos de 8 de Janeiro. Já o segundo foi acusado de usar a Abin (Agência Brasileira de Investigação) para monitorar ilegalmente adversários políticos do ex-presidente Jair Bolsonaro na época em que dirigia órgão. Parlamentares, inclusive alguns governistas, defendem a inviolabilidade do Congresso e pedem ações para impedir que a PF faça operações na Casa novamente.

*Com informações do repórter André Anelli

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Buscas por fugitivos de penitenciária federal de Mossoró chegam ao 11º dia

As buscas pelos dois detentos que fugiram da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio...

CEO da Vale diz confiar no conselho para decidir nova gestão

Recondução de Eduardo Bartolomeo à presidência da mineradora é impasse no colegiado; mandato vai...

IIndivíduo é preso por tráfico de drogas em Itamaraju

Policiais Militares da 43ª CIPM, efetuou a prisão de um acusado em posse de...

Motoboy negro ferido por homem branco é indiciado por lesão corporal

São Paulo – A Polícia Civil do Rio Grande do Sul indiciou por lesão...

Mais para você