InícioEntretenimentoCelebridadeArtista plástico goiano Gerson Fogaça anuncia mostra “Ciudad Invisible” na Cidade do...

Artista plástico goiano Gerson Fogaça anuncia mostra “Ciudad Invisible” na Cidade do México

 

Com inauguração no dia 30 de junho, no Centro Cultural Futurama (México), exposição reflete sobre a realidade contemporânea enfrentada pelas cidades modernas com obras de Gerson Fogaça e do cubano Orlando Gutiérrez Yedra

Após sucesso no roteiro cultural americano com a exposição “O Sangue no Alguidá”, no Museum of Contemporary Art of the Americas (MOCAA), o artista plástico goiano, Gerson Fogaça, anuncia a mostra “Ciudad Invisible”, no Centro Cultural Futurama, na Cidade do México. Com abertura no próximo dia 30 de junho, a exposição apresentará obras que exploram o visual das paisagens urbanas invisíveis de Havana e Goiânia, assinadas pelo brasileiro Fogaça e pelo artista cubano, Orlando Gutiérrez Yedra.

Com curadoria de Dayalis González Perdomo, a mostra oferece uma profunda reflexão sobre as realidades contemporâneas enfrentadas pelas cidades modernas. “Acostumados nossos olhos ao desfrute da beleza como herança natural da raça humana, deveria nos surpreender a apatia coletiva com a qual parecemos nos conformar diariamente diante de tantas e tantas imagens de horror: a agressão direta e indiscriminada ao meio ambiente e à nossa própria espécie, provocada pelas guerras, a poluição, a superpopulação dos centros urbanos, a crescente crise econômica mundial e os aumentos dos índices de pobreza”, pontua a curadora.

“Ciudad Invisible” descreve, através das obras de ambos artistas, a visualidade cotidiana de cidades anônimas e invisíveis, cujos códigos são universais. As obras de Orlando Gutiérrez e Gerson Fogaça despertam os visitantes para uma crítica visual ao caos urbano e à beleza escondida nos espaços cotidianos.

O projeto é resultado de um financiamento pelo Fundo de Arte e Cultura do Governo de Goiás, administrado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

Sobre os artistas

Gerson Fogaça, nascido em 1967 na Cidade de Goiás, é um artista plástico brasileiro reconhecido por suas exposições nacionais e internacionais. Suas obras se destacam por explorar temas sociais e urbanos, utilizando uma paleta vibrante e formas orgânicas para capturar a energia e a transitoriedade dos ambientes urbanos. Ele já expôs em importantes espaços culturais do Brasil e do mundo, com destaque recente para o MoCAA (Museum of Contemporary Art of the Americas), em Miami.

Orlando Gutiérrez Yedra, nascido em Havana em 1988, é um artista cubano especializado em Gravuras. Formado pela Academia Nacional de Belas Artes San Alejandro, em Havana, ele participou de diversas exposições importantes ao redor do mundo, incluindo a Bienal de Havana, o Museu Maya em Cancún e a Galeria MUY em San Cristóbal de las Casas, México. Suas obras frequentemente abordam temas como migração, consumo e a história das cidades.

 

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Diretora do Serviço Secreto dos EUA é intimada pelo Congresso

Kimberly Cheatle confirma que testemunhará na sessão marcada por comitê republicano para a próxima...

Laudos de câncer atrasados chegam a 1 mil e HUB pede ajuda a hospitais

A Divisão de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (DADT) do Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB)...

“Tudo bem corintiano bater em mulher, Lula?”, diz Ciro Nogueira

Senador afirma ser “inaceitável” fala do presidente “perdoando” violência doméstica praticada por torcedores do...

Sem furar bolha da esquerda, Boulos anuncia 8º partido em coligação

São Paulo – Polarizando com o prefeito Ricardo Nunes (MDB) nestas eleições, o deputado...

Mais para você