InícioEditorialEsportesAtivo com os pés, Marcos Felipe inicia 'novo estilo' entre os goleiros...

Ativo com os pés, Marcos Felipe inicia ‘novo estilo’ entre os goleiros no Bahia

A estreia do Bahia na temporada 2023 foi positiva. Venceu a Juazeirense por 3×1 e largou com o pé direito no Campeonato Baiano. Durante a partida, foi possível observar mudanças no estilo do jogo do time em comparação com o ano anterior, decorrente da filosofia que está sendo implementada pelo técnico Renato Paiva e pelo Grupo City no clube. Uma delas foi a maior participação do goleiro. 

Estreante, Marcos Felipe colocou em prática características que devem se tornar comuns sob o comando de Renato Paiva. O novo dono da posição não se limitou às defesas com as mãos e participou ativamente do duelo com a bola nos pés. 

Marcos Felipe foi constantemente acionado pelos zagueiros para participar do jogo defensivo. Além do toque de bola, chamaram a atenção as saídas rápidas e lançamentos. Em uma das jogadas, ele por pouco não deu uma assistência. O atacante Caio Vidal recebeu um passe longo que o deixou de cara com o gol, mas parou na defesa de Gleibson, da Juazeirense. 

Além disso, em alguns momentos o goleiro teve uma atuação quase de líbero, saindo da área para cortar bolas e auxiliar a linha alta de defesa que foi usada pelo Bahia contra o Cancão de Fogo. 

“O jogo com os pés, a gente vem evoluindo a cada dia trabalhando. O mister nos dá estímulo todos os dias e fico feliz em poder contribuir da melhor forma e que possamos fazer grandes trabalhos. Nós trabalhamos durante toda a semana para ajudar a equipe tanto com os pés quanto com as mãos”, disse Marcos Felipe ao deixar o gramado de Pituaçu. 

De acordo com o técnico Renato Paiva, ter um goleiro que sabe jogar com os pés é importante no atual cenário do futebol. No Manchester City – principal clube do grupo que administra o Bahia -, uma das grandes características implantadas por Pep Guardiola é justamente o uso dos goleiros no esquema tático. O treinador tricolor ressalta, no entanto, que saber defender com as mãos ainda é a maior qualidade exigida para os jogadores da posição.

“Hoje em dia o futebol deu uma volta. Já se valoriza mais o goleiro que joga com os pés do que o que defende. Eu quero as duas coisas, mas primeiro o que defende, que é mais importante. O goleiro pode ser muito bom com os pés, mas precisa ter também leitura de jogo. É preciso desenvolver a parte técnica, mas também o entendimento, onde estão as zonas em que o jogo pode andar. Marcos [Felipe] teve uma nota muito positiva, fez uma exibição muito boa. Isso é fruto do dia a dia, do trabalho e do treino”, analisou o treinador.

Por falar em defesas, o goleiro também se destacou pelas boas intervenções com a mão. Ele salvou o time em pelo menos dois chutes que tinham endereço certo. A única bola que não conseguiu tirar foi a do atacante Kesley, que marcou o gol de honra do time do interior.

No dia a dia do Bahia, a preparação dos goleiros fica sob a responsabilidade do preparador Rui Vitória, português que chegou ao clube na comissão técnica encabeçada por Renato Paiva. Atualmente, Marcos Felipe tem a concorrência de três companheiros: Mateus Claus, Matheus Teixeira e Gabriel, jovem com idade sub-20 que já treina com os profissionais desde o ano passado. O elenco tem ainda Danilo Fernandes, que está em recuperação de uma lesão no joelho.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Diretor-geral da OMS tem alta de hospital no Rio de Janeiro

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, recentemente expressou sua...

Câmara de cidade baiana faz homenagem pelo centenário de ex-governador, filho da terra

A Câmara de Vereadores de Jequié, no Médio Rio de Contas, Sudoeste, realizou nesta...

Reutilização de Trilhos: Como aproveitar ao máximo esse material

A Reutilização de Trilhos é uma prática notável que está ganhando impulso em diversas...

Criminosos capotam carro durante fuga da polícia no bairro de Itapuã, em Salvador

Pelo menos cinco homens foram detidos pela polícia, na noite desta quinta-feira (21), no...

Mais para você