A final da Libertadores de 2024 será realizada neste sábado (30), no Monumental de Núñez, em Buenos Aires, a partir das 17h, com a disputa entre Atlético-MG e Botafogo. Até a véspera do duelo, mais de 60 mil ingressos já haviam sido vendidos, e a expectativa é que o público chegue a 75 mil torcedores, estabelecendo um novo recorde para finais em formato único. Os ingressos destinados ao Setor Centenário, que é reservado para os torcedores do Botafogo, esgotaram-se rapidamente.
O Fogão busca sua primeira Libertadores, mas não só isso: o clube não conquista um título fora das fronteiras do Rio de Janeiro desde 1995, quando faturou o Campeonato Brasileiro. Na Cidade Maravilhosa, é o único entre os grandes que nunca levantou a taça mais valiosa da América do Sul. Já o Galo, campeão em 2013, tenta igualar o bicampeonato do rival Cruzeiro.
A final marca o domínio brasileiro na competição. Quem quer que seja o vencedor, o país chegará a cinco títulos seguidos, totalizando 24, um a menos que a Argentina. Desde 2020, apenas uma final teve um “intruso” estrangeiro: no ano passado, o Boca Juniors perdeu para o Fluminense no Maracanã. O último time não brasileiro conquistar a Libertadores foi o River Plate, em 2018.
Publicado por Felipe Dantas
*Reportagem produzida com auxílio de IA