Harry Belafonte, que acumulou sucessos nas paradas musicais nos anos 1950 e foi expoente da luta por direitos civis nos Estados Unidos, morreu nesta terça-feira (25), aos 96 anos, por insuficiência cardíaca. Ele estava em sua casa, em Nova York e o anúncio foi feito por seu porta-voz de longa data, Ken Sunshine.
Entre os sucessos imortalizados na voz de Belafonte estão faixas como Day-O (The Banana Boat Song), uma canção tradicional da Jamaica que viajou o mundo quando o americano a gravou, em 1956. Ela mais tarde chegaria aos ouvidos de uma nova geração, ao ser usada por Tim Burton numa das cenas mais famosas de Os Fantasmas se Divertem ou Beetlejuice.
Veja a cena:
Do mesmo álbum Calypso, Jamaica Farewell foi outra faixa de sucesso de Belafonte, que com o disco atingiu o topo da Billboard, principal parada musical americana, e nela ficou por 31 semanas. Numa época pré-Elvis Presley e em que dados sobre a indústria fonográfica eram escassos, muitos acreditam que Calypso foi o primeiro álbum de um só artista a vender mais de um milhão de cópias.