A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) irá realizar uma audiência pública para debater encaminhamentos após o desastre por derramamento de petróleo na costa da Bahia. A discussão irá ocorrer nesta sexta-feira (8), no Auditório Jornalista Jorge Calmon, com apoio da Escola do Legislativo e do deputado Marcelino Galo (PT), presidente da Frente Parlamentar Ambientalista.
O debate se chama “1º Simpósio Internacional sobre Desastre por Derramamento de Petróleo na Costa do Brasil em 2019: Pesquisas, gestão de riscos, ações desenvolvidas e ciência-cidadã”.
Segundo a AL-BA, o simpósio promoverá o diálogo com relação aos resultados de pesquisas ambientais e de saúde relacionadas ao desastre ocorrido em 2019 em vários pontos da costa do Brasil.
O estudo é direcionado a professores, pesquisadores de instituições públicas de saúde, do ambiente, da pesca e da sociedade civil afetada pelo desastre, como os pescadores artesanais.
O relatório mais recente do Ibama, publicado em 20 de março de 2020, informa que mais de mil localidades em 130 municípios de 11 estados foram atingidas pelo derramamento de óleo. O incidente teve um impacto profundo em vários setores, incluindo turismo e saúde pública, afetando diretamente 144 mil pescadores artesanais.