InícioNotíciasPolicialBahia insegura: policiais mortos, idoso baleado e moradores acuados

Bahia insegura: policiais mortos, idoso baleado e moradores acuados

Todas as vidas importam, fato. Mas quando um agente de segurança é assassinado, como foi o caso do policial militar Gleidson Santos de Carvalho, abatido covardemente durante um assalto a uma loja no Parque Bela Vista no último dia 19, é o sinal mais evidente que o Estado não está sabendo como lidar com a guerra urbana na Bahia. Essa situação desperta o sentimento de impotência na sociedade, principalmente naqueles homens e mulheres que estão sob risco iminente e diário, mesmo quando não estão “de serviço”, como foi o caso de Gleidson – os criminosos notaram que ele estava armado.

Assim que tomou conhecimento da morte do PM, a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP/BA) montou uma megaoperação e três envolvidos no crime morreram em confronto. Mas por que não há uma mobilização para se evitar mais mortes da tropa?

Do início do ano até o último dia 26, oito agentes de segurança foram mortos e sete feridos em Salvador e Região Metropolitana, dados do Instituto Fogo Cruzado. Ampliar as ações de inteligência, impendido a chegada de armas e drogas no estado, por exemplo, é a medida mais certa apontada por especialistas em segurança pública e também defendida pelas próprias entidades de classe (Aspra, Força Invicta e Sindpoc).   Quantas vidas mais serão ceifadas até se chegar a uma solução?

Momento do assalto quando o PM Gleidson é abordado por criminosos. Em seguida ele é baleado (Reprodução) 

Foi por pouco!

Um idoso de 67 anos, que no dia trabalhava como motorista de transporte por aplicativo, sobreviveu a um assalto, depois de ter sido baleado no bairro da Graça. Ele foi abordado por dois homens que o mandaram sair do carro, para roubá-lo. Ao abrir a porta, um dos suspeitos teria se assustado e disparou. Enquanto a vítima estava caída no chão, os bandidos fugiam com o carro. Isso tudo na Rua Djalma Ramos, bastante movimenta por ligar o bairro a Avenida Centenário. Segundo moradores, roubos de carros e assaltos a pedestres na região são frequentes.

A ocorrência que apura o caso do idoso baleado foi registrada na Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos (DRFRV) (Foto: Haeckel Dias/SSP)

Apenas um paliativo

Depois da igreja de Nossa Senhora da Ajuda, no Centro Histórico, contratar o serviço de segurança privada para impedir arrombamentos, os moradores do bairro do Stiep adotaram também uma medida extrema contra a violência. Eles gastaram R$ 16 mil para instalar câmeras em frente à praça Vale dos Rios – o local é o principal alvo dos criminosos. São 16 equipamentos espalhados para dar sensação de segurança a 285 famílias e comerciantes que estão apavorados com tantos assaltos. Diante da situação, a SSP informou que a Polícia Militar realiza o patrulhamento ostensivo no bairro e que determinará o reforço. No entanto, os moradores disseram que as câmeras são apenas um paliativo. O que querem de fato são medidas mais efetivas da SSP.

Moradores transforam o Stiep num “Big Brother” para se proteger de violência (Foto: Paula Fróes/CORREIO)

A semana 

Corpos são achados dentro de carro em Salvador; suspeita é de feminicídio e suicídio

Homem que matou ex-companheira na Liberdade confessa crime e é preso

Trabalhador de obra é baleado na Ilha Amarela

Vice-diretor fica ferido após ataque de estudante em escola de Cajazeiras X

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Ivete Sangalo revela por que decidiu sair da Banda Eva: “Novos voos”

Ivete Sangalo abriu o jogo e revelou o que a motivou a sair da...

MEIs terão pequeno alívio com implementação dos novos impostos na Reforma Tributária

Os MEIs (microempreendedores individuais) fazem parte de um regime de tributação próprio, mas terão...

Lula usa posts do X no Bluesky, mas nova rede tem baixo impacto

Perfil tem 93% das publicações reaproveitadas; presidente tem números tímidos de alcance e seguidores ...

Supermercados propõem taxar bets com ‘imposto do pecado’ para ampliar cesta básica na reforma

Foto: Divulgação A estratégia da Abras é negociar o aumento da lista...

Mais para você