InícioEditorialEsportesBahia passa fácil pelo Itabuna e avança à final do Baiano: 4x1

Bahia passa fácil pelo Itabuna e avança à final do Baiano: 4×1

O sabadão tricolor começou com protesto e vaias da torcida nas imediações e dentro da Fonte Nova, mas terminou com festa no gramado e na arquibancada do estádio. Depois de dois anos, o Bahia está de volta à final do Campeonato Baiano. A classificação foi conquistada após goleada por 4×1 contra o Itabuna. 

Como tinha perdido o jogo de ida por 1×0, o Bahia precisava vencer por pelo menos dois gols de diferença para avançar de forma direta. Fez mais do que isso. Cauly e Everaldo marcaram cada um duas vezes e assinaram o placar de uma exibição que contou também com outros destaques. Cesinha diminuiu para o Itabuna.

Agora, o tricolor disputará o título estadual com Jacuipense ou Juazeirense. Os rivais do interior se enfrentam no domingo (19), às 16h, no estádio Valfredão. A equipe de Riachão do Jacuípe venceu o primeiro duelo por 1×0. 

Modificado taticamente, o Bahia entrou em campo com Jacaré como lateral direito e uma linha de três zagueiros, com Rezende fortalecendo Marcos Victor e Gabriel Xavier. Além de jogadores inspirados, a exemplo de Biel e Chávez. Este último fez o jogo mais propositivo dele desde que estreou no tricolor.

O Esquadrão criou, controlou o jogo e foi beneficiado pela marcação de um pênalti que não existiu. O Itabuna até rondou a área, mas não levou perigo efetivo às traves de Marcos Felipe. Ambas as equipes terminaram a partida desfalcadas em função de três expulsões. Daniel foi o primeiro a deixar o Bahia em desvantagem numérica. Hebert e Jan Pieter reverteram a situação de forma negativa para o Itabuna. 

Pênalti mal marcado

A primeira investida perigosa do jogo foi protagonizada pelos donos da casa. Com Jacaré, o Bahia chegou pela primeira vez após seis minutos de bola rolando. Biel tocou na área, Everaldo tentou alcançar sem sucesso e a redonda sobrou para Jacaré. De cara para o gol, ele perdeu para o goleiro Thiago Passos, que fez a defesa. Pouco depois, o próprio Jacaré fez nova tentativa em consequência de contra-ataque, mas a zaga do Itabuna evitou que a bola chegasse à meta.

O primeiro gol do Bahia no jogo foi comemorado através dos pés de outro atacante. Aos 13 minutos, Everaldo abriu o placar na Fonte Nova, de pênalti. Após cruzamento de Biel, Jacaré chutou forte e a bola bateu na perna do lateral esquerdo Elivelton, mas o árbitro Bruno Pereira Vasconcelos assinalou toque de mão na área.  

A marcação foi bastante contestada pelos jogadores do Itabuna, que não se abateram após o gol sofrido. Aos 25, Flávio cobrou falta com perigo, mas a bola passou por cima do travessão. Pouco depois foi a vez do Bahia assustar novamente. Após cruzamento de Chávez, Cauly bateu para o gol, mas viu a bola desviar na zaga adversária e sair pela linha de fundo. Em cobrança de falta, Jacaré chutou forte, mas o goleiro Thiago Passos fez boa defesa. 

Goleada

O placar do jogo foi consolidado pelo Bahia na etapa final e a torcida tricolor não demorou a comemorar após o intervalo. O segundo gol foi festejado aos seis minutos como consequência de jogada ensaiada. Jacaré cobrou falta com toque para Chávez e o lateral cobrou na área. Marcos Victor escorou para o meio e Cauly, de cabeça, estufou a rede: 2×0.

A torcida ainda vibrava na arquibancada quando saiu o terceiro gol na Fonte Nova. Biel fez uma linda jogada pelo lado direito do campo, deixou Jan Pieter para trás e cruzou para Everaldo. Dentro da área, o centroavante tocou de primeira e correu para o abraço: 3×0.

O Bahia chegou perto de marcar o quarto gol. A jogada começou com um cruzamento de Chávez. Everaldo tentou desviar e não conseguiu, mas Jacaré ficou com a redonda e driblou o goleiro, só que não conseguiu finalizar. Cauly ainda aproveitou a sobra, mas a defesa do Itabuna recuperou a posse de bola antes que ele finalizasse.  

No lance seguinte, vibração por parte do Itabuna. Jacaré fez falta em Cesinha na área e a arbitragem marcou pênalti. Aos 31 minutos, o próprio Cesinha cobrou e diminuiu o placar: 3×1. Antes, o meia Daniel recebeu o segundo cartão amarelo e o vermelho na sequência, por reclamação, e foi expulso de campo. 

A desvantagem numérica do Bahia durou apenas cinco minutos. Aos 34, o Itabuna também ficou com um a menos. Também por reclamação, Hebert levou o segundo cartão amarelo e seguiu para o chuveiro mais cedo.  

Ainda houve tempo para mais um gol e outra expulsão. Aos 40, Cauly recebeu belo lançamento de Acevedo, entrou na área e chutou na saída do goleiro Thiago Passos. Placar definido na Fonte Nova: 4×1. Autor do gol, Cauly sofreu falta forte de Jan Pieter e viu o adversário ser expulso após receber a segunda chapa amarela. 

FICHA TÉCNICA 

Bahia 4×1 Itabuna – Semifinal do Campeonato Baiano (jogo de volta)

Bahia: Marcos Felipe, Jacaré, Marcos Victor, Gabriel Xavier (Kanu) e Chávez (Matheus Bahia); Rezende, Acevedo, Cauly e Daniel; Biel (Ricardo Goulart) e Everaldo (Diego Rosa). Técnico: Renato Paiva.

Itabuna: Thiago Passos, Deivinho (Luiz Felipe), Lucimário, Jan Pieter e Elivelton Recife (Guilherme Ivo); Hebert, Matheus Chaves e Alex Sandre (Cacique); Flávio (Joadson Bola), Cesinha e Hitalo (Cacique). Técnico: Sérgio Araújo.

Estádio: Fonte Nova
Gol: Everaldo, aos 13 do 1º tempo; Cauly, aos 6 minutos, Everaldo, aos 9, Cesinha, aos 31, Cauly, aos 40, do 2º tempo
Cartão amarelo: Lucimário, Everaldo, Daniel, Deivinho, Elivelton Recife, Biel, Jan Pieter, Hebert, Chávez, 
Cartão vermelho: Nuno Presume, Daniel, Hebert, Jan Pieter
Público (pagante): 19.980
Renda: R$ 548.276,00
Arbitragem: Bruno Pereira Vasconcelos, auxiliado por Daniella Coutinho Pinto e Patrícia dos Reis Nascimento.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Cidades gaúchas usam bombas de drenagem após enchentes

Cidades do estado do Rio Grande do Sul utilizam bombas de drenagem para escoar...

Desastre “explodiu de uma hora para a outra”, diz Leite

Governador do Rio Grande do Sul avalia que a comunicação é um de seus...

HÁ VINTE ANOS – A vez do companheiro do PT

03:50 Levantamento do PFL sobre os cargos ocupados seguindo critérios políticos indica a existência...

Comissão da Câmara aprova exercício de qualquer profissão como MEI

Projeto ainda precisa passar pelas comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e...

Mais para você