InícioEditorialEsportesBahia tem larga vantagem sobre o Itabuna na história; veja números

Bahia tem larga vantagem sobre o Itabuna na história; veja números

De um lado, um time que está em busca do seu primeiro título. Do outro, o maior campeão. Itabuna e Bahia abrem as semifinais do Campeonato Baiano em um duelo de opostos, e só um deles manterá o sonho vivo. O jogo de ida está marcado para este sábado (11), às 16h, no estádio Ribeirão, em Camacã. A volta acontece uma semana depois, na Arena Fonte Nova.

A partida será um ‘repeteco’ da última rodada do Baianão. As duas equipes se enfrentaram há 13 dias, também com mando de campo do Itabuna. O anfitrião, que precisava vencer para avançar, goleou: 4×0. Vale lembrar, porém, que o Esquadrão já estava classificado e com o primeiro lugar garantido, e atuou com time sub-20.

Apesar de ter sofrido o atropelo do Itabuna na primeira fase, o Bahia tem larga vantagem no histórico do duelo. De acordo com o levantamento feito pelo Esquadrão, as equipes já mediram forças 106 vezes, com 71 triunfos tricolores – ou seja, 67% dos compromissos. O Dragão do Sul venceu 11 partidas (10%), e 24 jogos terminaram em empate (23%).

O número de gols, como era de se esperar, também é amplamente favorável ao Bahia. Ao longo dos anos, o clube de Salvador balançou as redes do rival quase três vezes mais: 181 gols tricolores, contra 63 do Itabuna.

O Esquadrão aposta na vantagem histórica contra o Dragão para voltar à final do Baianão. A última vez que o time disputou o troféu foi em 2020, quando se sagrou campeão pela última vez. Em 2021, caiu nas semis para o xará de Feira. Já no ano passado, não alcançou o mata-mata, que foi 100% do interior.

O Bahia, aliás, é o único representante de Salvador nas semis. O Vitória chegou à última rodada com chances de classificação, mas precisava de uma combinação de resultados – e uma das possibilidades envolvia torcer para o arquirrival tricolor contra o Itabuna. Mas o Leão não fez nem sua parte: só empatou com o Barcelona de Ilhéus em 0x0. Assim, foi eliminado de forma precoce pelo quinto ano consecutivo.

O Esquadrão também é o único campeão do Baianão presente nas semis de 2023. Os outros três postulantes na temporada, todos do interior, ainda buscam a primeira taça. Vale lembrar que a outra chave tem Juazeirense x Jacuipense. A ida acontece no domingo (12), às 16h, no Adauto Moraes, em Juazeiro. A volta será no fim de semana seguinte, no Valfredão, em Riachão do Jacuípe.

Tanto o Itabuna quanto o Jacuipense já foram vice-campeões. O Dragão do Sul disputou a final em 1970, quando perdeu o título para o próprio Bahia. Já o Leão do Sisal chegou à decisão no ano passado, contra o Atlético de Alagoinhas. No primeiro jogo, no Carneirão, empatou em 1×1. Mas foi derrotado por 2×0 em casa, no Valfredão, e viu o Carcará se tornar bicampeão.

Já a Juazeirense ainda busca sua primeira final. Curiosamente, o Cancão de Fogo já esteve outras seis vezes no G4 do Baianão, e vai para sua 7ª semifinal.

Caso o Bahia volte a erguer a taça, o tricolor atingiria um patamar que só o ABC conseguiu: 50 títulos estaduais. O Elefante, aliás, já tem 57 troféus do Campeonato Potiguar, sendo o maior vencedor estadual do Brasil. Atualmente, o Bahia está empatado com o Paysandu na 2ª posição do ranking, com 49 taças, cada.

Maiores campeões estaduais:

  • 1º) ABC (Campeonato Potiguar) – 57 títulos
  • 2º) Bahia (Campeonato Baiano) – 49 títulos
  • 2º) Paysandu (Campeonato Paraense) – 49 títulos
  • 4º) Rio Branco (Campeonato Acreano) – 48 títulos
  • 5º) Remo (Campeonato Paraense) – 47 títulos
  • 5º) Atlético (Campeonato Mineiro) – 47 títulos
  • 7º) Internacional (Campeonato Gaúcho) – 45 títulos
  • 7º) Ceará (Campeonato Cearense) – 45 títulos
  • 7º) Fortaleza (Campeonato Cearense) – 45 títulos
  • 10º) Nacional (Campeonato Amazonense) – 43 títulos
Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Investimentos contra enchentes batem recorde na cidade de SP

Prefeitura paulistana sob Ricardo Nunes investiu R$ 2,1 bilhões em 2023 em obras de...

Eduardo Leite está mais para barata tonta do que para Caramelo

A segunda-feira (21/5) começou com o governador Eduardo Leite (PSDB), em entrevista ao jornal...

Roseana Murray desabafa sobre dores no braço fantasma após ataque de pitbulls

A poetisa Roseana Murray compartilhou em suas redes sociais fotos sorridentes, onde seu cabelo...

Mais de 173 mil alunos estão sem previsão de volta às aulas no RS

Mais de 1.000 escolas foram afetadas pelas enchentes; a maior parte dos colégios da...

Mais para você