InícioBanco Central diz que não proibiu bancos de aceitar notas com carimbo...

Banco Central diz que não proibiu bancos de aceitar notas com carimbo ‘Lula Livre’

O Banco Central (BC) desmentiu a informação que teria proibido a rede bancária de receber as notas com o carimbo “Lula Livre”.

O boato começou a circular depois que um vídeo de homem carimbando notas de Real com o rosto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva viralizou nas redes sociais. Em resposta ao vídeo, um falso comunicado do Banco Central proibindo o uso das notas começou a circular.

“Atenção: Banco Central acaba de divulgar que a rede bancária está proibida de receber notas com o carimbo Lula Livre. Que se receber tais notas, os Bancos, deverão chamar a polícia.

O portador estará sujeito ao enquadramento no artigo 163 do Código Penal que trata do crime de rasura em papel moeda”, diz o texto equivocado. Em nota ao Exame, o BC desmentiu a mensagem e afirmou que cédulas com qualquer tipo de marcas não perdem seu valor. “Cédulas com rabiscos, símbolos ou quaisquer marcas estranhas continuam com valor e podem ser trocadas ou depositadas na rede bancária.

As notas descaracterizadas apresentadas na rede bancária serão recolhidas ao Banco Central, para destruição. O Banco Central incentiva a que as cédulas sejam preservadas, afinal a fabricação de cédulas e moedas gera custos para o país e sua reposição elevará ainda mais esse custo”, declarou a instituição. Na prática, uma nota rasurada continua com valor. O cidadão, no entanto, pode trocar uma cédula assim em uma agência bancária ou recusar o recebimento.

Fonte | Bahianoticias

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Roda Viva não pergunta a Leite sobre motores roubados de comportas

Governador do Rio Grande do Sul foi pouco questionado sobre falhas na manutenção do...

Satélite mapeia áreas que não poderão mais ser habitadas, diz Leite

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), afirmou, em entrevista ao...

Brasil passa a ter seis restaurantes com duas estrelas Michelan; confira lista

Após quatro anos, o Guide Michelin voltou, nesta segunda-feira (20), a avaliar os restaurantes...

Pacheco defende lei sobre IA para não precisar de Judiciário

Presidente do Senado diz que projeto deve passar no 1º semestre porque o Poder...

Mais para você