InícioEditorialPolítica NacionalBanco Central precisa estudar mais, diz ministro do Trabalho

Banco Central precisa estudar mais, diz ministro do Trabalho

Luiz Marinho criticou patamar atual dos juros; declarou que a autoridade monetária precisa conhecer “fundamentos da economia”

Luiz Marinho (foto) deu entrevista a jornalistas nesta 4ª feira (27.mar.2024) Renato Araujo/Câmara dos Deputados – 4.out.2023

Gabriel Benevides 27.mar.2024 (quarta-feira) – 16h19

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, criticou nesta 4ª feira (27.mar.2024) a política monetária do Banco Central em relação aos juros. “Tem que alinhar melhor. Estudar mais. Está faltando estudar um pouco fundamentos da economia”, declarou a jornalistas.

De acordo com o ministro, a estratégia de aumentar a taxa básica de juros, a Selic, para controlar a inflação “é a forma burra de fazer”. 

Juros mais altos tendem a controlar a inflação, ou seja, o aumento de preços em geral. O crédito mais caro desacelera o consumo e a produção. Como consequência, os preços não aumentam de forma tão rápida.

O Banco Central reduziu o juro base de 11,25% ao ano para 10,75% ao ano em 20 de março. Foi a 6ª vez que houve diminuição de 0,50 ponto percentual no indicador.  

Entretanto, a autoridade monetária sinalizou que o último corte seguido de meio ponto percentual na taxa básica deverá ser realizado na reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) de 7 e 8 de maio. As quedas podem ser menores ou nem sequer existir nos encontros seguintes.

Marinho diz que a redução dos juros deve ser feita por meio do fomento de empresas à criação de emprego.

O governo anunciou nesta 4ª feira (27.mar) que o Brasil criou 306,1 mil empregos com carteira assinada em fevereiro de 2024 –aumento de 21,2% na comparação com o mesmo mês de 2023.

GOVERNO CRITICA BC O patamar atual da Selic é alvo de constantes críticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de seus aliados, mesmo depois do início dos cortes.

Em 11 de março, o petista disse que o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, contribui para um “atraso monetário” no Brasil.

“Não tem nenhuma explicação os juros da taxa Selic estarem a 11,25%. Não existe nenhuma explicação econômica, nenhuma explicação inflacionária. Não existe nada a não ser a teimosia do presidente do Banco Central em manter essa taxa de juros”, disse Lula em entrevista ao SBT. 

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Saiba como transferir o título de eleitor

Quem mudou de cidade tem até 8 de maio para pedir a transferência e...

Cláudio Castro culpa União por dívida contraída por Copa e Olimpíada e provoca Haddad

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil Governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL) 27 de...

Chega de cravos vermelhos? (por Daniel Azevedo Muñoz)

Em 25 de abril de 1974, um movimento militar liderava uma marcha política em...

Ivete Sangalo revela por que decidiu sair da Banda Eva: “Novos voos”

Ivete Sangalo abriu o jogo e revelou o que a motivou a sair da...

Mais para você