InícioEditorialPolítica NacionalBarroso assume presidência do STF em meio a novo embate entre Congresso...

Barroso assume presidência do STF em meio a novo embate entre Congresso e Judiciário; acompanhe

Ministro vai herdar cinco mil processos e enfrentar temas polêmicas, como a descriminalização do aborto e das drogas; Edson Fachin assume a vice-presidência da Corte

Antonio Augusto/secom/TSE

Em 2013, Luís Roberto Barroso foi nomeado para assumir a vaga do ministro Ayres Britto

O ministro Luís Roberto Barroso toma posse nesta quinta-feira, 28, às 16h, como presidente do STF (Supremo Tribunal Federal). Ele vai substituir a atual presidente, ministra Rosa Weber, que se aposenta na próxima segunda-feira, 2, na véspera de completar 75 anos – idade que marca a aposentadoria compulsória dos magistrados. Barroso graduou-se em Direito na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), onde é professor titular de Direito Constitucional, tem mestrado na Universidade de Yale (EUA), doutorado na Uerj e pós-doutorado na Universidade de Harvard (EUA). Nascido em Vassouras, no Rio de Janeiro, o ministro completou dez anos no Supremo em junho deste ano. Em 2013, ele foi nomeado para assumir a vaga do ministro Ayres Britto (aposentado) na instância máxima do Judiciário brasileiro pela então presidente Dilma Rousseff (PT). Na última década, Barroso foi relator de julgamentos importantes, como o piso nacional da enfermagem; candidaturas avulsas, sem filiação partidária; proteção aos povos indígenas contra a invasão de suas terras; e contra despejos e desocupações de pessoas durante a pandemia de Covid-19, além das execuções penais dos condenados pelo Mensalão.

A cerimônia de posse no Supremo está marcada para às 16h e pelo menos 1,2 mil pessoas são esperadas, incluindo a cantora Maria Bethânia, que cantará o hino nacional. O ministro Gilmar Mendes, decano da Corte, falará em nome do STF durante a solenidade. Ainda na sessão desta quinta, o ministro Edson Fachin assumirá a vice-presidência do STF. Como a Jovem Pan antecipou, a expectativa é de que Barroso assuma 5 mil processos ao se tornar presidente da Corte. O ministro tem pela frente assuntos polêmicos, como aborto e descriminalização das drogas, sendo responsável por pautar os temas para análise no Plenário. Além disso, o magistrado terá que lidar com as tensões recentes entre o Supremo e o Congresso, que acusa a Corte de interferir e assumir prerrogativas do Legislativo. Nos bastidores, a expectativa é de que Barroso mantenha sua postura progressista, seguindo o que mostrou nos últimos anos.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Saiba como transferir o título de eleitor

Quem mudou de cidade tem até 8 de maio para pedir a transferência e...

Cláudio Castro culpa União por dívida contraída por Copa e Olimpíada e provoca Haddad

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil Governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL) 27 de...

Chega de cravos vermelhos? (por Daniel Azevedo Muñoz)

Em 25 de abril de 1974, um movimento militar liderava uma marcha política em...

Ivete Sangalo revela por que decidiu sair da Banda Eva: “Novos voos”

Ivete Sangalo abriu o jogo e revelou o que a motivou a sair da...

Mais para você