InícioEntretenimentoCelebridadeBiblioteca Central da Bahia completa 212 anos com programação especial

Biblioteca Central da Bahia completa 212 anos com programação especial

A Biblioteca Central do Estado da Bahia (BCEB) completa 212 anos de fundação neste sábado (13). Para celebrar a data, a Fundação Pedro Calmon (FPC/ SecultBA), que administra o equipamento, transformou o espaço em um palco com diversas atrações culturais e atividades socioeducativas para o público soteropolitano, nesta sexta-feira (12)

A festa da bicentenária começou foi gratuita e começou pela manhã com a apresentação da Camerata Quarteto Solar da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba). Quadrilátero da biblioteca Fabiano Cataldo, professor do Instituto de Ciência da Informação, da Universidade Federal da Bahia (ICI/UFBA) debateu a relevância do equipamento cultural para o estado.

Ainda pela manhã, a Cia do Teatro da Biblioteca Monteiro Lobato apresentou o seu novo espetáculo “O Mundo de Cecilia”, no setor infantojuvenil do equipamento. A plateia foi formada por estudantes de escolas municipais de Salvador. O público também pode aproveitar as histórias de cordel contadas pelo cordelista Luciano Ferreira.

À tarde a apresentação musical ficou a cargo do Coral Amigos da Música composto por pessoas cegas e com baixa visão. Além disso, houve uma batalha com MC’s, sarau literário e contação de histórias para o público infantil. Para completar a comemoração, a equipe do Setor Braille da Biblioteca Central realizou massagens às cegas.

Massagem às cegas feita por profissionais cegos (Foto: Ana Lucia Albuquerque/ CORREIO)

Para Tamires Conceição, titular do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SEBP), a celebração em torno do aniversário valoriza a memória e a história da unidade bicentenária. “Esse equipamento cultural tem um acervo raro e está presente nas memórias afetivas de muitos baianos que entendem essa biblioteca como uma referência na mediação do livro, da leitura e da memória”, ressalta.   

História 

A Biblioteca Central foi fundada em 1811, no bairro dos Barris, em Salvador. De acordo com a Secretária de Cultura da Bahia (Secult), ela foi a primeira biblioteca estadual instalada na América Latina.

Seu acervo guarda livros com uma diversidade de serviços e temas que vão desde o setor especializado a pessoas cegas e de baixa visão, Documentação Baiana, Obras Raras e Valiosas até Periódicos e livros para o público infantojuvenil.
 

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Suplemento Fiki Serenity (Fiki Bem) ganha reconhecimento como produto líder no alívio da ansiedade no Brasil

Oferencendo uma solução natural e eficaz para aqueles que lutam contra o fardo da...

Tribunal da África do Sul considera ex-presidente inelegível

Jacob Zuma presidiu o país por 9 anos e foi preso em 2021 por...

Diretores de A Queda do Céu falam sobre Cannes e o povo Yanomami

Na tarde desse domingo (19/5), Eryk Rocha e Gabriela Carneiro da Cunha apresentaram A...

Saiba como funcionará volta às aulas na rede municipal do RS

Após um período de duas semanas de interrupção causada por enchentes devastadoras, as escolas...

Mais para você