InícioEditorialPolítica NacionalBNDES deve lançar linha de crédito para produção de ônibus elétricos

BNDES deve lançar linha de crédito para produção de ônibus elétricos

Projeto avançou durante reunião entre o deputado Guilherme Boulos (PSOL) e o presidente do banco na última sexta-feira, 16; tema deve virar objeto de disputa entre o psolista e o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, na eleição municipal

Daniel Lian/Jovem Pan

Prefeitura de SP quer abrir licitação para implementar ônibus elétricos na cidade

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) deve lançar uma linha de crédito para a produção de ônibus elétricos. Projeto avançou durante reunião entre o deputado Guilherme Boulos (PSOL) e o presidente do banco, Aloizio Mercadante, na última sexta-feira, 16. Será criado um grupo de trabalho para formatar o projeto voltado a empresas interessadas em produzir ônibus elétricos no Brasil utilizando componentes nacionais. A transição para veículos de energia limpa busca reduzir a emissão de carbono e garantir ainda a diminuição da poluição sonora. O tema deve virar objeto de disputa entre o deputado do PSOL e o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, na eleição municipal do ano que vem, já que o emedebista prevê, em seu plano de governo, a adoção de ônibus elétricos em 20% da frota municipal até o fim do ano que vem. Por isso, Boulos, que conta com o apoio declarado do presidente Lula (PT) para o comando da Prefeitura de São Paulo, tenta assumir o protagonismo nesta pauta.

A linha de crédito vai se juntar ao pacote já anunciado neste mês pelo BNDES de R$ 5 bilhões de reais para projetos sustentáveis destinados à COP30, que deve reunir 50 mil pessoas, em 2025, na capital do Pará. Os recursos serão usados para infraestrutura e iniciativas de bioeconomia, além de permitir a troca de toda a frota de transporte coletivo urbano da cidade para o evento. A estratégia de transição dos combustíveis fósseis para uma economia de baixo carbono faz parte de mais uma etapa do que o Poder Executivo chama de movimento de reindustrialização do país. Também neste mês, Lula participou da inauguração de uma linha de produção de uma empresa nacional para quase 2 mil ônibus elétricos por ano, em São Bernardo do Campo.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Dinheiro no bolso: pagamento do 13º coincidirá com dia da black friday

Neste ano, um fato raro acontece: o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro...

Prima da Antibaixaria? Vereador apresenta projeto de lei para vetar contratação de artistas com músicas explícitas

Um projeto de lei proposto pelo vereador Alexandre Aleluia (PL) pode dar fim a...

Naiara Azevedo diz ter sido excluída de especial de música sertaneja

A cantora Naiara Azevedo afirmou que foi excluída do especial Amigas, que reuniu nomes...

Abel Ferreira exalta triunfo do Palmeiras: ‘Foi a vitória do suor, da atitude’

O Palmeiras venceu o Bahia, de virada, por 2 a 1, na noite da...

Mais para você