InícioEditorialBolsonarista faz e divulga pesquisas com números diferentes dos reais

Bolsonarista faz e divulga pesquisas com números diferentes dos reais

Marcio Furtado, ex-superintendente da Secretaria do Patrimônio da União (SPU) e pré-candidato à Câmara pelo partido de Jair Bolsonaro, divulga pesquisas, que chama de “tendências eleitorais”, em que Bolsonaro está 20 pontos à frente de Lula, números bem diferentes dos apurados pelos institutos de pesquisa.

No último dia 13, Furtado divulgou em redes sociais uma “tendência eleitoral” em que Bolsonaro tinha 45%, ante 22% de Lula. No mês anterior, em um post curtido pelo senador Flávio Bolsonaro, Furtado apontou que o presidente vencia o petista por 43% a 22%.

  • Guilherme Amado
    Ministro debocha do Datafolha, que citava quando era positiva a Bolsonaro
  • Eleitor votando
    Guilherme Amado
    Entenda as diferenças entre as pesquisas eleitorais
  • Presidente Jair Bolsonaro
    Guilherme Amado
    Especialista levanta suspeitas sobre isenção de pesquisa
  • Os levantamentos feitos por institutos de pesquisa profissionais e com registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostram um cenário bem diverso. Na última semana, o Datafolha aferiu Lula com 48% e Bolsonaro, com 27%. O Ipespe apontou Lula com 45%, ante 34% do presidente.

    Segundo o bolsonarista, a “metodologia” inclui análise de votos de parlamentares, redes sociais dos candidatos e análise de eventos presenciais regionais. E nenhuma entrevista com eleitores.

    “Eu não faço entrevista com ninguém, não faço enquete, não pergunto voto pra Maria e depois coloco na minha planilha… Basicamente, do cidadão, eu pego os eventos que Bolsonaro vai, os eventos que Lula vai e monitoro proporcionalmente se tem engajamento”, disse em um vídeo na semana passada.

    Procurado pela coluna, Marcio Furtado criticou todos os institutos de pesquisa e afirmou que embasa seus números por meio de um programa de computador que criou no ano passado. “Pesquisas são ferramentas que em 2022 não são razoáveis para analisar o cenário eleitoral. Eu não uso pesquisas. Muitas são manipuladas e outras erram bastante”, disse, sem apresentar provas.

    Furtado é pré-candidato a deputado federal pelo PL, partido de Bolsonaro, no Espírito Santo. De maio de 2019 a novembro de 2020, foi superintendente estadual da SPU, vinculada ao Ministério da Economia. Ele alegou que deixou o ministério após a saída de Salim Mattar, secretário de Desestatização da pasta.


    0

    Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.

    Siga a coluna no Twitter e no Instagram para não perder nada.

    O post Bolsonarista faz e divulga pesquisas com números diferentes dos reais apareceu primeiro em Metrópoles.

    Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

    Últimas notícias

    TSE retoma nesta 3ª julgamento que pode cassar Jorge Seif

    Senador responde por abuso de poder econômico por causa da interferência do empresário Luciano...

    Organizador de fórum na Europa diz que pagou gastos de ministros do STF e autoridades

    Foto: José Cruz/Arquivo/Agência Brasil Fachada do STF 30 de abril de 2024 | 06:39 ...

    Em abril, Moraes validou 48 acordos de acusados do 8 de Janeiro

    O relator das ações no STF, ministro Alexandre de...

    Mais para você