InícioEditorialBolsonaro oficializa candidatura à reeleição

Bolsonaro oficializa candidatura à reeleição

O presidente Jair Bolsonaro transformou a convenção nacional do PL, que o oficializou como candidato à reeleição, no último domingo (24) numa convocação para atos contra o Supremo Tribunal Federal (STF) no dia 7 de setembro. Ele chamou os presentes ao ginásio do Maracanãzinho, no Rio, a irem às ruas uma “última vez”. Sem citar nominalmente nenhum ministro da Corte, referiu-se a eles como “surdos de capa preta”.

“Nós não vamos sair do Brasil. Somos a maioria, nós temos disposição para a luta. Convoco todos vocês agora para que todo mundo, no 7 de setembro, vá às ruas pela última vez. Estes poucos surdos de capa preta têm que entender o que é a voz do povo, têm que entender que quem faz as leis são o Poder Executivo e o Legislativo. Têm que jogar dentro das quatro linhas da Constituição”, disse Bolsonaro, enquanto apoiadores gritavam das arquibancadas “Supremo é o povo”.

O presidente evitou citar as urnas eletrônicas, mas falou genericamente em “fraude” e avisou que só pretende passar o comando do país, “lá na frente”, a alguém eleito de forma “transparente”. 

“Nós, militares, juramos dar a vida pela pátria. Todos vocês aqui juraram dar a vida por sua liberdade. Repitam aí: eu juro dar a vida pela minha liberdade”, disse o presidente, dirigindo-se à arquibancada do ginásio e ao ex-ministro e agora candidato a vice, general Walter Souza Braga Netto. “Esse, Braga Netto, é o nosso exército”, complementou. 

Bolsonaro explicou ter escolhido um general como vice porque precisa de alguém que “não conspire” na posição e defendeu a presença de mais de 6 mil militares em cargos no governo.
A única promessa eleitoral do presidente foi estender para o ano de 2023 o pagamento do Auxílio Brasil a R$ 600, previsto originalmente para terminar em dezembro próximo.

A primeira-dama Michelle Bolsonaro abriu a convenção com um discurso de aceno ao eleitorado evangélico e também às mulheres. “Ele foi o presidente na história que mais sancionou leis de proteção às mulheres”, disse ela.

Ela ainda lembrou da facada recebida pelo presidente durante a campanha de 2018, em Juiz de Fora. “Naquele momento nós vivemos cada minuto na dependência de Deus”, contou. 
 

“Russos e ucranianos vão continuar vivendo juntos, e nós certamente iremos ajudar o povo ucraniano a se livrar do fardo desse regime absolutamente inaceitável” – Serguei Lavrov, chanceler da Rússia, reconhecendo pela primeira vez que um dos objetivos da invasão militar à Ucrânia é a derrubada do governo do presidente ucraniano Volodimir Zelenski.

Hospital entrega rim de paciente em saco para família 
Parece postagem de um desses sites de notícias fantasiosas. E possivelmente a família de Jeferson Bispo, 21 anos, um motorista de aplicativo se imaginou num pesadelo sem fim. Primeiro, o jovem foi baleado por dois homens, numa provável tentativa de assalto. Depois, com ele ainda internado no Hospital Geral Menandro de Faria (HGMF), a equipe médica entrega à esposa dele um rim dentro de um saco plástico. 

Após a repercussão do caso, o diretor do Hospital Geral Menandro de Faria, Ramon Nelson Bezerra de Lima Souza, foi exonerado do cargo, na última quarta-feira (27). O desligamento foi publicado no Diário Oficial do Estado da Bahia. Questionada sobre a exoneração e a relação com o caso de Jeferson, a Secretaria de Saúde do estado (Sesab) informou que a mudança “foi uma decisão a fim de aperfeiçoar a assistência na unidade”. A Sesab reconheceu que houve falha no fluxo de atendimento e afirmou que a função já está sendo corrigida. “O material [um dos rins de Jeferson] foi entregue novamente ao hospital, que providenciará a biópsia. Foi aberta apuração para identificação e correção do fluxo”, informou.

Marielle, presente!
 A vereadora Marielle Franco, assassinada em 2018, ganhou uma estátua em sua homenagem, no centro do Rio, no local onde costumava se reunir com eleitores para prestar conta do mandato. A inauguração foi na quarta-feira (27), aniversário da parlamentar, que estaria completando 43 anos. Compareceram políticos, admiradores e eleitores, além de sua família. 

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

TSE retoma nesta 3ª julgamento que pode cassar Jorge Seif

Senador responde por abuso de poder econômico por causa da interferência do empresário Luciano...

Organizador de fórum na Europa diz que pagou gastos de ministros do STF e autoridades

Foto: José Cruz/Arquivo/Agência Brasil Fachada do STF 30 de abril de 2024 | 06:39 ...

Em abril, Moraes validou 48 acordos de acusados do 8 de Janeiro

O relator das ações no STF, ministro Alexandre de...

Mais para você