InícioEditorialBom sinal? Últimos cinco técnicos do Vitória estrearam pontuando

Bom sinal? Últimos cinco técnicos do Vitória estrearam pontuando

Fabiano Soares é o terceiro técnico do Vitória em 2022

O Vitória estreará seu terceiro técnico na temporada. Após as passagens de Dado Cavalcanti e Geninho, chega a era Fabiano Soares no rubro-negro, e o primeiro jogo será diante do Manaus, neste sábado (30), às 19h, no Barradão. Logo de cara, o comandante terá uma missão complicada: reabilitar o Leão na Série C.

O time perdeu os três primeiros duelos que disputou na competição, contra Remo (2×1), Floresta (1×0) e Ypiranga-RS (2×1). E, ainda sem pontuar, amarga a zona de rebaixamento, na 18ª posição. O momento ruim, porém, não parece preocupar Fabiano, que projetou: “Estou seguro que vamos começar a ganhar a partir de sábado”.

Se depender do histórico recente, o cenário é até favorável. Todos os últimos cinco técnicos contratados pelo Vitória começaram suas respectivas trajetórias no clube pontuando. E duas dessas estreias foram ganhando – incluindo a de Geninho, assim como Ramon Menezes. Já Rodrigo Chagas (em sua passagem oficial), Wagner Lopes e Dado Cavalcanti empataram em seus primeiros jogos.

A última vez que um treinador estreou no Leão com um revés foi em dezembro de 2020, com Mazola Júnior. O primeiro jogo do comandante foi diante do Cruzeiro, no Barradão, pela Série B daquele ano, e o rubro-negro perdeu por 1×0, gol de Ramon. A era do técnico não durou muito: quatro partidas, com três derrotas e só uma vitória.

Estreias dos últimos cinco técnicos do Vitória:

  • Rodrigo Chagas*: Vitória 1×1 Operário-PR, no Barradão | 3 de janeiro de 2021 | 32ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro 2020
  • Ramon Menezes: Internacional 1×3 Vitória, no Beira-Rio | 10 de junho de 2021 | Jogo de volta da 3ª fase da Copa do Brasil 2021
  • Wagner Lopes: Vitória 1×1 CRB, no Barradão | 15 de agosto de 2021 | 18ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro 2021
  • Dado Cavalcanti: Vitória 1×1 Juazeirense, no Barradão | 16 de janeiro de 2022 | 1ª rodada do Campeonato Baiano 2022
  • Geninho: Vitória 2×0 Glória-RS, no Barradão | 23 de março de 2022 | 2ª fase da Copa do Brasil 2022

*Rodrigo Chagas comandou o Vitória durante quatro partidas em 2020, mas como interino.

2022: Geninho e Dado Cavalcanti

Geninho foi anunciado pelo Leão no dia 17 de março, e, pouco menos de uma semana depois, comandou o time no triunfo sobre o Glória-RS, por 2×0, no Barradão. Aquele confronto, aliás, foi com emoção. O placar foi construído somente nos minutos finais: aos 45 do segundo tempo, Jadson converteu pênalti e, aos 49, Luidy ampliou.

O resultado fez o Leão avançar na Copa do Brasil. Mas, coincidentemente, foi o jogo seguinte pelo mata-mata nacional que decretou a demissão de Geninho, após uma passagem relâmpago de 34 dias. O anúncio veio logo depois da derrota por 3×0 para o Fortaleza, na Arena Castelão, pela partida de ida da terceira fase da competição.

Antes de Geninho, o ano de 2022 do Vitória começou com Dado Cavalcanti. O primeiro compromisso do clube foi diante da Juazeirense, no Barradão, pelo Campeonato Baiano. O duelo terminou em empate em 1×1: Patrik abriu o placar para os visitantes, e Guilherme Queiroz deixou tudo igual.

A expectativa era que o elenco mostrasse entrosamento com o andar da temporada, e o time começasse a mostrar bons resultados. Mas o Leão acabou eliminado de forma precoce no Baianão. E, sem conseguir a classificação para as semis do estadual, o pernambucano foi demitido, e Geninho contratado. Até também ser dispensado, após apenas quatro compromissos.

2021: Rodrigo Chagas, Ramon Menezes e Wagner Lopes

Assim como em 2022 – ao menos, até agora -, o Vitória teve três técnicos em 2021. Rodrigo Chagas foi o responsável por começar o ano na Toca do Leão, mas pela temporada 2020 – que terminou de forma tardia por causa da pandemia da covid-19.

O ex-lateral direito já havia sido o treinador interino do Leão ao longo de quatro jogos, mas cedeu o comando para Mazola Júnior. Quando o paulista foi demitido, Rodrigo foi efetivado. O primeiro jogo oficialmente como técnico do Vitória foi diante do Operário-PR, com empate em 1×1 em casa. Vico, de falta, e Ricardo Bueno, de cabeça, marcaram os gols, ainda aos seis minutos da partida.

Rodrigo terminou a temporada 2020 cumprindo a principal missão, que era manter o Vitória na Série B seguinte. Por isso, seguiu no cargo para o ano seguinte.

Em 2021, o técnico avançou com a equipe até as semifinais da Copa do Nordeste, mas foi eliminado da primeira fase do Campeonato Baiano. Acabou demitido do cargo em junho, depois de uma derrota para o Náutico, em casa, pela segunda rodada da Série B.

Em seguida, veio outro ídolo, Ramon Menezes. E a estreia foi com qualidade: virada histórica sobre o Internacional, no Beira-Rio, pela Copa do Brasil. O Vitória havia perdido o primeiro jogo, no Barradão, por 1×0, mas conseguiu bater o Colorado no Rio Grande do Sul por 3×1, eliminando o rival e avançando às oitavas de final.

Naquele duelo, o rubro-negro fez uma etapa inicial ruim, mas a escrita mudou quando Pedro Henrique, pelo time gaúcho, foi expulso no início do segundo tempo – Boschilia também receberia o vermelho no fim. Samuel abriu o placar, o Inter chegou a empatar com Johnny, mas Eduardo e Guilherme Santos garantiram a vaga para o Leão.

A sequência de trabalho de Ramon, porém, não foi do mesmo jeito. O técnico só venceu mais duas partidas e deixou o cargo em agosto, com 31% de aproveitamento. Era a vez de chegar Wagner Lopes. E, com apenas dois dias de treinos, ele estreou diante do CRB, então vice-líder da Série B, e empatou em 1×1 no Barradão.

A equipe rubro-negra até apresentou bom futebol naquele encontro, mas, após uma falha no setor defensivo, viu Jajá cruzar e Júnior Brandão abrir o placar para os visitantes no primeiro tempo. O Leão voltou do intervalo mais ofensivo, e Marcinho garantiu o empate. Só que, no fim, o uruguaio Pablo Siles foi expulso, e o resultado estacionou no 1×1.

Ao fim da Série B – e sem conseguir livrar o time do rebaixamento à Terceira Divisão -, o contrato de Wagner Lopes chegou ao fim, e ele se despediu da Toca do Leão.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Biden classifica mandado de prisão contra Netanyahu como “ultrajante”

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, se pronunciou sobre os mandatos de prisão...

Descubra as fantasias íntimas dos famosos

Certos fetiches deixaram de ser tabus ao serem abordados em filmes como 'Cinquenta Tons...

Lucas Lima se manifesta e ironiza suposta dívida de condomínio

Lucas Lima decidiu usar as redes sociais para se manifestar sobre uma suposta dívida...

Hackers usam IA para fraudar reconhecimento facial

Uma nova e sofisticada ferramenta de deepfake está circulando na dark web, permitindo que...

Mais para você