InícioEditorialEconomiaBrasil cria 136 mil postos de trabalho em março, mas salário cai

Brasil cria 136 mil postos de trabalho em março, mas salário cai

A economia brasileira criou 136 mil novas vagas de trabalho formal em março deste ano, mas o valor médio do salário na hora da contratação diminuiu. Os dados são do Caged, Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, divulgados nesta quinta-feira pelo Ministério do Trabalho e Previdência.

Apesar do aumento de empregos formais, o crescimento foi 11% menor que em março de 2021, e corresponde a menos da metade das vagas criadas em fevereiro deste ano.

O setor dos Serviços foi o que mais gerou novos empregos em termos absolutos, mas em números relativos, o destaque ficou para o setor da construção civil, que cresceu 1% em relação a fevereiro deste ano.

No acumulado de 2022, o país criou 615 mil novas vagas formais.

O ministro do Trabalho e Previdência, José Carlos Oliveira, avaliou que os números de março contribuem para ultrapassar a atual meta do governo de alcançar um milhão de novas vagas de empregos neste ano.

O segundo setor que mais criou vagas foi o da construção, com 25 mil, seguido pela indústria, com 15 mil. O único setor que fechou mais vagas do que abriu em março foi o do agronegócio, com redução de quase 16 mil empregos.

O Nordeste foi a única região com saldo negativo no emprego no mês passado. Por outro lado, os estados que mais criaram vagas, proporcionalmente, foram Amapá, Mato Grosso do Sul e Acre.

Já o salário médio no momento da admissão dos empregados caiu em março para R$ 1.872,07; R$ 38,72 a menos que no mês anterior e valor 7% inferior ao salário médio de contratação em março de 2021.

 

Economia Brasília 28/04/2022 – 18:23 Bianca Paiva / Beatriz Arcoverde Lucas Pordeus Leon – Repórter da Rádio Nacional Caged quinta-feira, 28 Abril, 2022 – 18:23 2:31

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Câmara exclui vídeo da participação de Felipe Neto em debate

Na ocasião, o influenciador digital se referiu ao presidente da Casa Baixa, Arthur Lira,...

Dino marca conciliação em caso de calúnia de Kajuru contra Gilmar

O ministro Flávio Dino, do STF, marcou para 29 de maio uma audiência de...

Wikipedia pode derrubar página de pré-candidata do Novo a SP pela 3ª vez

Enciclopédia digital diz que biografia de Marina Helena não atende a critérios de relevância;...

Registre-se! CNJ faz mutirão para registrar pessoas sem documento

O direito à saúde, à educação e à visibilidade como cidadão são preceitos constitucionais...

Mais para você