Manifestações contra a corrupção e contra o governo de Dilma Rousseff (PT) ocorrem em cidades de todos os estados do país neste domingo (15) e também no exterior. Segundo levantamento feito pelo G1, ocorreram protestos em ao menos 160 cidades, que mobilizaram, ao todo, 2,3 milhões de pessoas, segundo a PM, e 2,9 milhões, segundo os organizadores.
As mobilizações foram organizadas pelas redes sociais nas últimas semanas. No geral, os atos foram pacíficos. Em Brasília, houve um princípio de confronto quando o protesto já havia acabado. Em São Paulo, onde aconteceu a maior manifestação do país, com 1 milhão de pessoas, um grupo foi detido com fogos de artifício e soco-inglês, segundo a PM.
Grande parte dos manifestantes pedia o impeachment da presidente Dilma e protestava contra a corrupção. Algumas manifestações isoladas defendiam a intervenção militar no Brasil, o que contraria a Constituição.
No início da noite, os ministros da Secretaria-Geral da República. Miguel Rosseto, e da Justiça, José Eduardo Cardozo, deram uma entrevista coletiva sobre os protestos e afirmaram que a presidente anunciará medidas de combate à corrupção.
Por | G1 SP