InícioEditorialBurnout pode reduzir produtividade em até 50%

Burnout pode reduzir produtividade em até 50%

A síndrome burnout, ou do esgotamento profissional, vem se espalhando rapidamente no mundo. O problema de saúde causado pelo estresse crônico no ambiente profissional foi reconhecido pela Organização Mundial de Saúde recentemente. De acordo com a ISMA (International Stress Management Association), o Brasil país com maior incidência de burnout na população economicamente ativa, atrás apenas do Japão. 

Além de todos os transtornos que o problema provoca para os indivíduos, a burnout tem um enorme impacto para as empresas. A perda de produtividade das pessoas pode ser reduzida em até 50%, nos casos mais severos da síndrome. Uma pesquisa feita pela 121 Labs em setembro do ano passado com 2,1 mil pessoas no Brasil mostra que 17% tiveram quadros severos, 36% mediados e 32% estavam em estado inicial. 

O médico Roberto Aylmer, professor, Ph.D. e consultor da Aylmer Desenvolvimento Humano e especialista em gestão estratégica de pessoas, explica que a burnout é classificada como uma doença ocupacional e um problema mental. “A OMS reconhece o Burnout como a resultante de uma equação onde o estresse crônico no local de trabalho não foi gerenciado da forma adequada e o colaborador adoeceu por fatores ligados ao trabalho”, explica. “Sendo uma doença ocupacional, ela aponta para a responsabilidade direta e indireta que a empresa tem sobre a saúde integral dos seus colaboradores”, destaca. Resumindo, o problema surge quando se pede demais do trabalhador e se oferecem condições aquém das necessidades para o desempenho das tarefas  

Além dos impactos legais, o efeito dos problema sobre a imagem pública das empresas pode ser devastador. “Uma empresa que adoece pessoas, como as que agridem o meio ambiente ou não respeitam as comunidades onde estão inseridas, são empresas que estão fadadas ao fracasso”, acredita Aylmer.  

Os estudos sobre o Burnout começam na década de 70, com psicólogo norte-americano Herbert Freudenberger e depois com Christina Maslach. Para Aylmer, a pandemia não foi a causa da explosão de quadros psiquiátricos nas organizações, mas mostrou que a forma de trabalhar e viver já estava acima do aceitável. Ele cita estudos da OMS em 2019 – antes da pandemia – que o Brasil é o país mais ansioso do mundo, tendo 9,3% de sua população com sintomas importantes de ansiedade. “A pandemia foi a última gota que transbordou o copo”, diz.  

Ao contrário do cansaço pelo excesso de trabalho, a burnout não melhora com períodos de férias ou descanso, diz o médico. “O indivíduo não consegue descansar nas férias. Ele fica preocupado com o trabalho e tenta mostrar que tem valor, embora sinta, em seu íntimo, que não vai dar conta”, explica, acrescentando que o problema também é chamado de “síndrome do impostos”.   

Daniela Facchinetti, da ABRH Bahia (Foto: Divulgação)

Daniela Facchinetti, psicóloga e diretora de Relacionamento com Associados da Associação Brasileira de Recursos Humanos na Bahia (ABRH Bahia) afirma que para evitar o burnout, é importante que as empresas criem um ambiente de trabalho saudável, onde os funcionários possam se sentir valorizados e apoiados. “Além disso, é importante que os funcionários tenham acesso a treinamento e desenvolvimento contínuos, para que possam adquirir as habilidades necessárias para lidar com o estresse e as demandas emocionais do trabalho”, recomenda. 

Outra medida importante que as empresas podem tomar para prevenir o burnout é fornecer oportunidades de carreira e reconhecimento. “Quando os funcionários têm metas claras de desenvolvimento de carreira e recebem feedback positivo e construtivo sobre seu desempenho, eles são mais propensos a se sentir motivados e engajados em seu trabalho”, defende. 

“Embora o burnout seja um problema conhecido no ambiente de trabalho, a pandemia ampliou sua prevalência e agravou seus sintomas em muitos trabalhadores”, conta. “Por essas razões, a questão tem recebido mais atenção da mídia e dos gestores de empresas nos últimos tempos, o que é positivo para aumentar a conscientização e buscar soluções para o problema”, completa. 

“O fenômeno é global e entre os impactos no mercado de trabalho estão absenteísmo, turnover, passivos trabalhistas, e a queda de produtividade pois quem sofre de burnout trabalha em média 50% a menos que as pessoas livres dessa síndrome”, enumera Carla Veronica, diretora da região nordeste para a consultoria LHH. 

Carla Verônica, da LHH (Foto: Divulgação)

Para ela, o crescimento no número de casos tem relação com o aumento na pressão por resultados nas empresas. “Após a pandemia o problema aumentou e se revelou pois foi acrescentado às cargas excessivas de trabalho, todo o cenário de incertezas, medo da morte, falências e desligamentos em massa. E nesse processo de descobertas do ‘novo normal’ chega a modalidade home office, sem critérios e sem limites quanto ao equilíbrio entre vida pessoal e profissional”, analisa. 

 “O corpo humano consegue suportar determinada carga de trabalho, específica para cada um, e acima do seu limite ele poderá entrar em burnout”, explica. 

Gabriel Falcão, associado na Audens Group (Foto: Divulgação)

Segundo Gabriel Falcão, associado na Audens Group, um grande número de empresas tem “ajustado a rota” para mitigar os riscos de burnout na companhia. Neste sentido, ele cita a diversificação das possibilidades de localizaçlão e na adoção de estratégias para a valorização de profissionais. “É importante valorizar mais os profissionais através de programas de treinamentos, políticas de benefícios como Day Off, Short Friday, GYM Pass (incentivar a prática de exercícios físicos) e gerar momentos de interação para possibilitar pequenas pausas onde não se fale de trabalho”, sugere.  

Como lidar com o burnout? 

  1. Para prevenir e tratar o burnout, as empresas devem adotar uma abordagem múltipla envolvendo medidas de prevenção, intervenção e suporte aos funcionários. Algumas ações incluem: 
  2. Criar um ambiente de trabalho saudável, com flexibilidade, recursos para equilibrar vida profissional e pessoal, incentivando atividades físicas e alimentação saudável. 
  3. Realizar programas de treinamento e educação sobre saúde mental e burnout, para que os funcionários possam reconhecer os sinais e procurar ajuda. 
  4. Garantir que os gerentes estejam treinados para gerenciar equipes de forma eficaz, oferecendo feedback construtivo, recursos adequados e oportunidades de desenvolvimento profissional. 
  5. Reduzir a carga de trabalho dos funcionários, estabelecendo metas realistas, distribuindo tarefas de forma equilibrada e garantindo que os funcionários tenham tempo suficiente para descansar e se recuperar. 
  6. Oferecer suporte aos funcionários que sofrem de burnout, fornecendo acesso a serviços de saúde mental, licença médica e outras formas de apoio. 
  7. Garantir que os funcionários tenham um ambiente de trabalho adequado em caso de trabalho remoto. 

FONTE: Daniela Facchinetti 

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Povo precisa conhecer o Brasil em vez de Louvre ou Disney, diz Lula

Presidente afirma ser preciso que o governo e os políticos incentivem as pessoas a...

Quero que meu pai seja herói popular, não da Marinha, afirma único filho vivo de João Cândido

Foto: Reprodução Adalberto Cândido, o Candinho, 85, único filho vivo de João Cândido...

Em 5 anos, atendimentos psicológicos aumentam mais de 200% no DF

Em cinco anos, o número de atendimentos psicológicos realizados na rede pública de saúde...

Novos apagões atingem comércios do centro de São Paulo

Lojistas da rua 25 de Março, no Centro de São Paulo, enfrentaram, novamente, problemas...

Mais para você