A tradicional caderneta de poupança registrou um saque recorde no primeiro semestre deste ano.. De acordo com o Banco Central, o resgate líquido no período foi de mais de R$ 50 bilhões. Maior valor registrado na série histórica, desde 1995.
O valor total dos resgates do primeiro semestre deste ano se aproximou do valor retirado em todo o ano de 2015, quando, devido à crise econômica, os brasileiros sacaram R$ 53 bilhões a mais do que depositaram na poupança.
A situação da economia agora em 2022 também ajuda a explicar esse aumento na quantidade de saques na poupança. Além do desemprego alto, o país ainda conta com uma inflação elevada, o que diminui o poder de compra das pessoas.
Outro fator que ajuda a explicar esse movimento é a baixa rentabilidade da poupança, frente a investimentos parecidos, como o Tesouro Selic.
Atualmente, a poupança está rendendo menos que a inflação. Nos 12 meses terminados em junho, a aplicação rendeu 5,7%. No mesmo período, a inflação medida pelo IPCA chegou a 12%. Com isso, os recursos guardados na poupança brasileira acumularam uma perda real de cerca de 6% no intervalo de um ano.
Economia Brasília 07/07/2022 – 20:53 Jacson Segundo / Beatriz Arcoverde Lucas Pordeus Leon – Repórter da Rádio Nacional Caderneta de Poupança quinta-feira, 7 Julho, 2022 – 20:53 1:24