InícioNotíciasPolíticaCâmara aprova indicação de Jhonatan de Jesus para ministro do TCU

Câmara aprova indicação de Jhonatan de Jesus para ministro do TCU

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira (2/2), a indicação do deputado federal Jhonatan de Jesus (Republicanos-RR) ao cargo de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU). O parlamentar recebeu 239 votos e precisa ter o nome avalizado pelo Senado Federal.

O deputado ocupará a cadeira vaga com a saída da ex-ministra Ana Arraes, que deixou a Corte em julho do ano passado. Deputada federal pelo PSB de Pernambuco, Arraes estava no TCU desde 2011.

Jhonatan de Jesus era tido como o favorito a vencer a disputa, que concorreu com o ex-deputado Fábio Ramalho (MDB-MG) e Soraya Santos (PL-RJ). O emedebista recebeu 174 votos contra 75 da parlamentar carioca. 

O favoritismo do deputado do Republicanos se deve ao apoio manifestado que recebeu do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Jhonatan também recebeu o apoio de parlamentares de bancadas que integram a base do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 

A indicação dele à cadeira também partiu de acordo com o deputado alagoano para composição da Mesa Diretora da Casa. Além da vaga no TCU, o Republicanos também ficou com a 1ª-vice-presidência da Câmara, representado pelo deputado Marcos Pereira (SP). A bancada do Republicanos é a sétima maior da Casa, com 41 representantes.

A votação que avalizou o nome do parlamentar para o TCU ocorre um dia após a abertura da 57ª Legislatura da Câmara. Na ocasião, os 513 deputados federais eleitos foram empossados e Arthur Lira (PP-AL) foi reconduzido à Presidência em votação recorde – o alagoano obteve 464 votos.

O objetivo da Mesa Diretora era aproveitar as urnas instaladas em plenário e nos corredores do Salão Verde da Câmara. Assim como a eleição para os cargos da cúpula da Câmara, a votação para o cargo de ministro da Corte também é secreta.

Ao todo, seis das nove cadeiras de ministros do TCU partem do Congresso Nacional, sendo três vagas destinadas a deputados federais e outras três a senadores. Além do Legislativo, outras três vagas são preenchidas através de indicações do Executivo federal.

O TCU é composto por nove ministros – seis são de indicações do Congresso, sendo três da Câmara e três do Senado. O presidente da República também tem direito a indicar três ministros.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Adex, Sebrae, APES e UPB realizam encontro de gestores e lideranças pelo desenvolvimento no Extremo Sul

O Sebrae foi parceiro do Encontro com Novos Gestores para o quadriênio 2025-2028, promovido...

Dinheiro no bolso: pagamento do 13º coincidirá com dia da black friday

Neste ano, um fato raro acontece: o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro...

Prima da Antibaixaria? Vereador apresenta projeto de lei para vetar contratação de artistas com músicas explícitas

Um projeto de lei proposto pelo vereador Alexandre Aleluia (PL) pode dar fim a...

Naiara Azevedo diz ter sido excluída de especial de música sertaneja

A cantora Naiara Azevedo afirmou que foi excluída do especial Amigas, que reuniu nomes...

Mais para você