InícioEditorialPolítica NacionalCâmara vai analisar 13 MPs do governo Bolsonaro na próxima semana

Câmara vai analisar 13 MPs do governo Bolsonaro na próxima semana

Decisão acontece após pressão do presidente Arthur Lira (PP) pela manutenção de sistema adotado na pandemia; nesta tarde, Rodrigo Pacheco (PSD) determinou a volta da instauração das Comissões Mistas de análises das Medidas Provisórias

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Segundo a Casa, haverá um esforço para analisar o conteúdo das MPs entre os dias 27 e 31 de março

A Câmara dos Deputados informou que irá analisar 13 Medidas Provisórias (MP) oriundas do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A informação foi divulgada pela Casa através de nota nesta quinta-feira, 23. De acordo com o comunicado, haverá um esforço concentrado dos parlamentares na semana dos dias 27 a 31 de março para que todo o material das MPs seja analisado dentro desse período. Na nota, a Câmara destacou que, durante a pandemia, a votação das MPs diretamente nos Plenários, sem o aval de Comissões Mistas, “se mostrou dinâmica e eficiente”. “Essa nova experiência demonstrou que podemos ser mais céleres, como a população exige”, continuou o comunicado. A Câmara também disse entender como “positiva” a atitude do Senado em encaminhar as MPs para análise da Casa.

Como a Jovem Pan mostrou, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), não queria a instauração das Comissões Mistas para análises de MPs e tenta negociar a aprovação de uma PEC para mudar de forma definitiva o rito convencional. Os senadores, por sua vez, alegam que o modelo utilizado na pandemia fazia com que os textos chegassem no fim do prazo limite para o Senado. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) decidiu voltar com as Comissões Mistas de forma imediata. Essa ação motivou o posicionamento da Câmara, com Lira acenando a Pacheco e garantindo a análise das MPs. Antes da decisão do Senado de enviar as MPs à Câmara, Lira negou que estivesse confrontando a Constituição ou entrando em “guerra” com a Casa, mas disse que esperava “bom senso” dos senadores.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Lula sanciona novo Dpvat com vetos; entenda

Motoristas ficam obrigados a pagar o seguro para licenciamento, transferência e baixa de veículos,...

Pela vaga de vice em SP, deputado vai até o Vaticano na cola de Nunes

São Paulo — A presença do deputado estadual Tomé Abduch (Republicanos) na comitiva que...

Engenheiro José Manoel toma posse da cadeira 13 na Academia Mackenzista de Letras

Autor de 14 obras, o engenheiro José Manoel Ferreira Gonçalves assumirá a cadeira número...

Bolívia enviará ajuda humanitária ao Rio Grande do Sul

O presidente Luis Arce aprovou na 4ª feira (15.mai) a doação de alimentos, mantas,...

Mais para você