O CAPS do Novo Prado oferece diversos tipos de atividades terapêuticas, por exemplo: psicoterapia individual ou em grupo, oficinas terapêuticas, atividades comunitárias, atividades artísticas, orientação e acompanhamento do uso de medicação, atendimento domiciliar e aos familiares.
Uma equipe multiprofissional composta por médicos, psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, farmacêuticos, professores ocupacionais e enfermeiros avaliam o quadro do usuário e indicam o tratamento adequado para cada caso.
O CAPS também atua no acolhimento às situações de crise, nos estados agudos da dependência química e de intenso sofrimento psíquico. A internação hospitalar só é indicada quando esgotadas todas as possibilidades terapêuticas disponíveis no CAPS.
A programação de aniversário do CAPS Novo Prado, foi comemorada nesta quinta-feira, 21 de julho – no Centro do Idoso, com testemunhal dos usuários, apresentação musical, brincadeiras lúdicas e em seguida, um jantar para os presentes.
O momento alto do evento foram os depoimentos emocionados dos usuários que fizeram um breve relato de suas vidas, antes e depois de frequentar o CAPS. Ficou claro e notório a importâncias que os profissionais dessa área têm na vida dos usuários que precisam de tratamento de transtornos.
O secretário de saúde, Luís Fábio, fala do preconceito que existem contra o CAPS. “ As pessoas precisam entender que todos nós temos algum problema de transtornos e precisamos de ajuda. Quem é que não tem ansiedade com o dia do amanhã? O CAPS da nossa cidade tem feito um trabalho brilhante. Os avanços continuam. Esses 15 anos só são os primeiros passos. Foi inaugurado esse ano um Ambulatório de saúde mental, que é um dos braços do município nos tratamentos psicossociais”, enfatiza Luís Fábio.
O prefeito Dr. Marcelo Angênica, participou da festa de aniversário do CAPS e fez uma breve reflexão sobre saúde mental: “ A gente sabe que as doenças psicossomáticas e até os distúrbios psiquiátricos afetam a sociedade desde muito tempo. No passado o paciente psiquiátrico era marginalizado. Eu lembro da lobotomia, onde tirava parte do cérebro para conter alguns distúrbios. Os Hospitais com as famosas camisas de força. E hoje com a vinda do CAPS, é uma forma diferente de acolhimento das pessoas com esses distúrbios. Com os medicamentos modernos, nós temos uma eficácia muito grande nos tratamentos. A maior dificuldade é a pessoa assumir que precisa de ajuda. Os resultados que estamos tendo, tem sido formidável no CAPS de Itamaraju”.
O CAPS do Novo Prado fica na rua Fluminense, nº 47. Telefone: 3294-9989. Funciona dás 7h. às 13h, de segunda a sexta-feira.
Por | Cona