InícioNotíciasPolíticaCatfish: PCDF prende mulher que fez perfil falso para extorquir dinheiro de...

Catfish: PCDF prende mulher que fez perfil falso para extorquir dinheiro de homem. Vídeo

Uma mulher foi presa na manhã desta quinta-feira (25/5) suspeita de criar um perfil falso para coagir um morador do Distrito Federal.

A investigação, conduzida pela Coordenação de Repressão aos Crimes Contra o Consumidor, a Propriedade Imaterial e a Fraudes (Corf), aponta que a mulher, moradora de São Paulo (SP), se envolveu com a vítima por meio das redes sociais em 2022 e passou a extorquir dinheiro dela, exigindo transferências para que não revelasse o caso à mulher do homem nem divulgasse imagens íntimas enviadas por ele.

A estelionatária faturou ao menos R$ 4 mil com o golpe. Assista:

Na ação, batizada de Operação Catfish, os policiais cumpriram um mandado de prisão temporária e três de busca e apreensão. De acordo com a Corf, além da mulher, outros dois integrantes participaram do crime. Um dos suspeitos possui antecedente criminal por roubo qualificado.

Os investigados responderão por extorsão, associação criminosa, uso de documento falso e lavagem de dinheiro, cujas penas podem ultrapassar os 15 anos de reclusão.

Todo o material apreendido – celulares, dispositivos eletrônicos e documentos – será analisado e poderá identificar outras vítimas, moradoras de vários estados.

O coordenador da Corf, delegado Wisllei Salomão, destacou que, em geral, os perfis usados pelos criminosos são falsos. O policial também alerta que os principais alvos são homens casados, idosos e adolescentes.

“Nos últimos anos, houve um crescimento do número de pessoas ligadas a facções criminosas praticando crimes relacionados a golpes. Além da perda patrimonial, em alguns casos existem relatos de vítimas que desenvolveram depressão e síndrome do pânico. Também tivemos registros de pessoas que tentaram contra a própria vida em decorrência das coações”, disse o policial.

A operação foi denominada Catfish pois apesar da tradução literal do inglês trata-se de peixe-gato, tal termo é usado para pessoas mal-intencionadas que criam perfis falsos na internet para enganar usuários emocionalmente e financeiramente.

Características gerais deste tipo de golpe:

A vítima conhece alguém através de sites e aplicativos de relacionamentos e das redes sociaisApós adquirir confiança, as conversas passam a ser realizadas via aplicativos de mensagens e a vítima é induzida a fornecer dados, contar assuntos pessoais, encaminhar fotografias e vídeos íntimosA vítima passa a receber ameaças, através de mensagens, provenientes de outros números de celulares, de divulgação do material íntimo para cônjuges e familiares ou até mesmo de publicação indiscriminada na internet, exigindo que a vítima transfira valores para a conta de terceirosMesmo tendo efetuado pagamentos, os autores continuam a solicitar valores.Dicas de prevenção:

Desconfiar do perfil de pessoas nas redes sociais que não conheça anteriormente ou que não tenha nenhum vínculo de amizade com algum conhecido nas redes sociaisNunca fornecer dados pessoaisNão estabelecer conversas através de aplicativos de mensagens ou ligações telefônicas, já que os autores terão acesso ao número da linha telefônica da vítimaNão contar assuntos pessoais ou encaminhar imagens ou vídeos íntimos, bem como não estabelecer conversas por vídeos com tais característicasNão submeter a qualquer ameaça de divulgação mediante o pagamento de valoresCaso seja vítima de tal crime, a pessoa deve procurar a delegacia de polícia mais próxima e registrar uma ocorrência policial.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Compromissos de ministros demoram até 1 ano para entrar na agenda

Legislação determina que órgãos têm até 7 dias corridos para publicarem os eventos do...

Ministério ratifica parecer favorável para recriar comissão de mortos e desaparecidos políticos

Foto: Lula Marques / Agência Brasil Ministro Ricardo Lewandowski 27 de abril de 2024...

Camila Moura levanta boatos após posar ao lado de Marlene Mattos

Instagram/Reprodução 1 de 1 Foto colorida de três mulheres e um homem - Metrópoles...

Wikipedia sugere eliminar página de pré-candidata à Prefeitura de SP

São Paulo — A atual página da Wikipedia sobre a pré-candidata do Partido Novo à...

Mais para você