InícioEditorialPolítica NacionalCCJ do Senado aprova PEC que permite comercialização do plasma humano

CCJ do Senado aprova PEC que permite comercialização do plasma humano

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal aprovou na tarde desta quarta-feira, 4, uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que permite a comercialização do plasma humano. Com isso, o texto agora vai ao plenário. O projeto é polêmico e recebeu posição “absolutamente contrária” do governo segundo o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, em entrevista coletiva concedida na Casa Alta. Como a Jovem Pan mostrou, o responsável pela articulação política do Planalto classificou a proposta como “vampirismo mercadológico”. No entanto, integrantes da base como o senador Otto Alencar (PSD-BA) e a própria relatora da proposta, Daniella Ribeiro (PSD-PB), apoiaram a aprovação do projeto que libera a coleta, o processamento e a venda do plasma no Brasil.

O plasma é uma parte do sangue que não é composto por nenhuma célula e é utilizado como composto para produção de medicamento. A polêmica maior trata da possibilidade de doadores de sangue receberem para doar o plasma, o que há semanas é negado pela relatora. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, é contra a aprovação do texto e dois senadores que foram ministros da mesma pasta em governos diferentes, Humberto Costa (PT-PE) e Marcelo Castro (MDB-PI), também manifestaram posição contrária. “Essa venda amplia as desigualdades sociais e põe em risco a saúde dos brasileiros!”, disse o senador Castro.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Recursos anunciados por Dilma ao RS integram contratos já existentes

Atual chefe do banco dos Brics, a ex-presidente disse que instituição vai destinar R$...

Alexandre de Moraes solta Marcelo Câmara, ex-assessor de Bolsonaro

Reprodução 1 de 1 Marcelo Câmara Bolsonaro ...

Petrobras demite 30 funcionários ligados a Prates após troca de comando

Devassa na presidência da Petrobras. Essa é a tônica na companhia dos últimos dias, após...

Após reunião sobre desoneração da folha, Pacheco diz contar com ‘sensibilidade do STF’

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse nesta quinta-feira (16), contar com a sensibilidade do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o acordo firmado entre...

Mais para você