InícioEditorialPolítica NacionalLula sobre eleições na Venezuela: "Se oposição for como a daqui, nada...

Lula sobre eleições na Venezuela: “Se oposição for como a daqui, nada vale”

Presidente havia sido perguntado se disputa seria justa e se teria candidatos da oposição, mas não explicou o que quis dizer com “nada vale”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (à esquerda) se reuniu com Maduro em 1º de março de 2024 Ricardo Stuckert/Planalto – 1º.mar.2024

Mariana Haubert 6.mar.2024 (quarta-feira) – 12h19

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta 4ª feira (6.mar.2024) que “nada vale” se o candidato de oposição nas eleições da Venezuela tiver o mesmo comportamento que a oposição no Brasil, liderada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A declaração foi dada a jornalistas pouco antes de o chefe do Executivo brasileiro recepcionar o presidente de governo da Espanha, Pedro Sanchéz, no Palácio do Planalto.

Lula havia sido perguntado se ele confiava que as eleições na Venezuela seriam justas e se a disputa teria candidatos da oposição ao atual presidente, Nicolás Maduro. Eis sua resposta: “O que eles [Venezuela] me disseram, da reunião que tive na Celac, é que vão convidar olheiros do mundo inteiro. Mas se o candidato da oposição tiver o mesmo comportamento que o nosso aqui, nada vale”.

O presidente saiu para receber Sanchéz logo depois de dar essa resposta aos jornalistas. Não explicou exatamente o que quis dizer com “nada vale”, se falava especificamente do processo eleitoral venezuelano ou da oposição a Maduro.

Assista ao vídeo com a declaração de Lula (1min15s):

As eleições venezuelanas estão previstas para 28 de julho de 2024. É o dia em que nasceu o ex-presidente Hugo Chávez (1954-2013). Maduro deverá tentar se reeleger pela segunda vez. 

Não há nomes para candidatos de oposição. Em janeiro de 2024, o Supremo Tribunal de Justiça, ligado a Maduro, inviabilizou a candidatura de Maria Corina Machado, líder da oposição no país. 

No mês seguinte, a polícia prendeu a ativista Rocío San Miguel, outra cotada para a disputa. Segundo o governo, a ativista foi presa por terrorismo e traição à pátria.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Veja imagens das Forças Armadas resgatando pessoas no Sul

Exército, Marinha e FAB mobilizaram efetivos, aeronaves e embarcações para auxiliar nos resgates; 10...

Eduardo Bolsonaro encontra neta de ministro de Hitler em visita a Parlamento alemão

Foto: Reprodução/Instagram Eduardo Bolsonaro se encontra com...

EUA: mais de 1,5 mil pessoas foram presas em protestos pró-Palestina

Mais de 1,5 mil pessoas foram presas desde 18 de abril em protestos e...

Lula assina decreto de reajuste do Imposto de Renda em evento de 1º de Maio no estádio do Corinthians

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou um decreto de reajuste da...

Mais para você