InícioEditorialCenso: Quase 5 milhões de brasileiros ainda não possuem água encanada em...

Censo: Quase 5 milhões de brasileiros ainda não possuem água encanada em casa

Quase cinco milhões de brasileiros ainda não possuem acesso à água encanada em suas residências. É o que apontam dados do Censo Demográfico 2022, divulgados nesta sexta-feira, 23, pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). No total, 4,8 milhões de pessoas sem acesso a esse serviço essencial, o que representa 2,4% da população do país. De acordo com dados do Censo, em 69,3 milhões de domicílios, nos quais moravam 192,3 milhões de pessoas (95,1%), a água chegava encanada na residência. Enquanto para 2,5% da população, a água chegava encanada, mas apenas até o terreno.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Segundo o estudo, a rede geral de distribuição de água é responsável pelo abastecimento de 60,8 milhões de domicílios, onde residiam 167,5 milhões de pessoas, que representa 82,9% da população. Por sua vez, poço profundo ou artesiano foi a segunda forma principal de abastecimento, aparecendo em domicílios que representam 9,0% da população. Na sequência, aparecem poço raso, freático ou cacimba (3,2%) fonte, nascente ou mina (1,9%). Com menor ocorrência nacional, aparece o abastecimento por “carro-pipa” (1,0%), rios, açudes, córregos, lagos e igarapés (0,9%), e água da chuva armazenada (0,5%).

Ainda que a rede geral de distribuição seja a principal forma de abastecimento, há desigualdades. Enquanto o sistema abrange 91% da população do Sudeste, no Norte foi de 55,7% e, no Nordeste, 76,3%. O Norte, inclusive, foi a região que apresentou as maiores proporções da população utilizando, principalmente, as formas de abastecimento poço profundo ou artesiano (24,3%), poço raso, freático ou cacimba (11,8%) e rios, açudes, córregos, lagos e igarapés (5,3%). Entre as unidades federativas, apenas São Paulo e o Distrito Federal ultrapassaram dos 90% de moradores em domicílios com rede geral de abastecimento de água como forma principal. Na parte debaixo, Pará (48%), Rondônia (45,3%) e Amapá (43,7%) não chegavam a 50%.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Investimentos contra enchentes batem recorde na cidade de SP

Prefeitura paulistana sob Ricardo Nunes investiu R$ 2,1 bilhões em 2023 em obras de...

Eduardo Leite está mais para barata tonta do que para Caramelo

A segunda-feira (21/5) começou com o governador Eduardo Leite (PSDB), em entrevista ao jornal...

Roseana Murray desabafa sobre dores no braço fantasma após ataque de pitbulls

A poetisa Roseana Murray compartilhou em suas redes sociais fotos sorridentes, onde seu cabelo...

Mais de 173 mil alunos estão sem previsão de volta às aulas no RS

Mais de 1.000 escolas foram afetadas pelas enchentes; a maior parte dos colégios da...

Mais para você