InícioEntretenimentoCelebridadeCentro da cidade aposta em Carnaval plural e inclusivo; veja atrações deste...

Centro da cidade aposta em Carnaval plural e inclusivo; veja atrações deste domingo

Quem disse que, no Carnaval do centro da cidade, só a cantora Anitta pode se esbaldar? Neste domingo (18), a festa continuará pulsando e misturando tradições, como o afoxé Filhos de Gandhy e o bloco Apaxes do Tororó, com atrações que trazem todo o frescor do novo cenário musical baiano em locais como o Palco Brisas.

A diversidade de atrações é tanta que, na madrugada deste sábado (17), a ‘garota do Rio’ não resistiu e foi conferir de perto, anonimamente, a riqueza cultural da festa no local, depois de puxar o trio no circuito Barra-Ondina.

O Carnaval do Centro também dominou a coletiva do prefeito Bruno Reis, no final da manhã deste sábado, quando o gestor público fez um balanço do Carnaval de Salvador 2023.

“O Carnaval do Centro é diferenciado, mais interativo. O verdadeiro carnaval plural pode ser visto no centro da cidade, do Carmo até a Castro Alves. É uma das experiências culturais mais ricas disponíveis no mundo: música, música, diversão, gente, cultura, informação tudo num lugar, para ver com os amigos, família, com acesso fácil, seguro e muito confortável”, afirmou, ressaltando que o reposicionamento da festa na região é uma iniciativa sem volta e a tendência é que seja incrementada a cada ano. 

O tradicional afoxé Filhos de Gandhy,os blocos Apaxes do Tororó, Leva Eu, Os Negões serão alguns desses destaques na programação de domingo, que ainda trará o encerramento dos projetos nos palcos fixos com as Donas do Som, na Praça Castro Alves; o Axé Pelô, no Largo de Tieta; o Palco Brisa, no Espaço Cultural da Barroquinha.

Terá ainda o  After Batekoo, o Pôr do Sol e o Encontro de Trios (na Praça Castro Alves), além do Palco Multicultural, o Desfile de Fantasias de Luxo, a Arena do Samba (na Praça da Cruz Caída) e o  Coreto das Orquestras, no Largo do Santo Antônio.

O desfile das fantasias de luxo foi destaque no palco Multicultural, na Praça Municipal (Foto: Jefferson Peixoto/Secom)

Todas essas iniciativas integram o Programa “Cole no Centro” que, ao longo do Carnaval, preparou 12 palcos temáticos, com mais de 100 atrações de diferentes estilos musicais, reunindo o chamado movimento alternativo soteropolitano e novas formas de consumo de música.

Para  Bruno Reis, o Carnaval, especialmente em Salvador, nunca foi algo uniforme e pasteurizado como se costuma pensar, possibilitando que os foliões aproveitem desde o rock até o samba, passando pelas atrações dos blocos afro e tantos outros.

“Enquanto o circuito Barra-Ondina possui uma programação mais linear, onde o ‘mainstream’ elege espetáculos mais convencionais, o centro da cidade apresenta a diversidade e a interação, possibilitando que famílias e pessoas de todas as gerações e gostos possam se divertir com segurança, espaço e muita tranquilidade”, pontuou. 

O diretor da Fundação Gregório de Matos (FGM), Fernando Guerreiro, reforça que o grande investimento da prefeitura pretende reinventar o Carnaval do centro: “A praça Castro Alves aconteceu naquele tempo e foi importante naquele momento. A ideia é reinventar. Se você vier aqui meia-noite e ver o after do Batekoo, é uma loucura. O Pelourinho já está consolidado, é um Carnaval de família. Aqui, no centro, para mim, é Carnaval de preto. Esse é o caminho”, afirma.

Programação
Para quem ainda não foi conferir, vale destacar que, no palco Donas do Som, por exemplo, a presença de atrações femininas é uma marca e traz como ações complementares a discussão sobre o respeito ao corpo feminino e o combate ao machismo.

O Pôr do Sol tem como característica as apresentações no final do dia com o cenário da Baía de Todos os Santos. O tradicional Encontro de Trios será mantido na Praça Castro Alves, com Afrocidade ao lado de Baco Exu do Blues e Carlinhos Brown em parceria com Àttooxxá. 

Já o Palco Brisa traz uma proposta mais suave para o Espaço Cultural da Barroquinha e tem como foco dar espaço aos novíssimos ventos da música baiana. Todos esses palco possuem programação até meia-noite. A partir daí, entra em cena o ‘after’ da Batekoo, que traz toda a potência da juventude negra de Salvador até três da manhã. 

Para quem gosta do ‘carnaval das antigas’, o Largo de Tieta acolhe o palco Axé Pelô, com 20 artistas de diversas gerações da axé music. Na Praça Municipal, o público pode acompanhar o Palco Multicultural, trazendo como destaque o som do reggae, e o Desfile das Fantasias de Luxo LGBTQIA+.

A Praça da Cruz Caída, onde está montada a Arena do Samba, é o espaço ideal para quem não dispensa o mais brasileiro dos ritmos e, no Largo do Santo Antônio Além do Carmo, o Coreto das Orquestras reúne as ‘big bands’ baianas, num clima de nostalgia e muita diversão.
 

O Correio Folia tem patrocínio da Clínica Delfin, apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador e apoio da Jotagê e AJL.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Adex, Sebrae, APES e UPB realizam encontro de gestores e lideranças pelo desenvolvimento no Extremo Sul

O Sebrae foi parceiro do Encontro com Novos Gestores para o quadriênio 2025-2028, promovido...

Dinheiro no bolso: pagamento do 13º coincidirá com dia da black friday

Neste ano, um fato raro acontece: o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro...

Prima da Antibaixaria? Vereador apresenta projeto de lei para vetar contratação de artistas com músicas explícitas

Um projeto de lei proposto pelo vereador Alexandre Aleluia (PL) pode dar fim a...

Naiara Azevedo diz ter sido excluída de especial de música sertaneja

A cantora Naiara Azevedo afirmou que foi excluída do especial Amigas, que reuniu nomes...

Mais para você