Cerca de 62 milhões de consumidores não pagaram suas contas no mês passado. As principais dívidas são com bancos e no comércio.
Quatro em cada dez brasileiros estavam inadimplentes no mês de maio, o que corresponde a mais de 62 milhões de pessoas. Os dados sobre inadimplência no país são da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito).
Mais da metade das dívidas das pessoas físicas negativadas é com os bancos (58,48%) e (13,69%) de dívidas no comércio, seguidas ainda por contas de água e luz atrasadas (11,12%). Essas dívidas com instituições financeiras foram as que mais cresceram no mês passado. Em compensação, tiveram uma queda mais significativa as dívidas com telefonia, que pode incluir ainda internet e televisão.
De acordo com Jadson Pessoa, professor de economia da Universidade Federal do Maranhão, o crescimento maior das dívidas com as instituições financeiras pode ser consequência da redução da renda média do brasileiro e da prioridade às contas mais imediatas.
Na média, o brasileiro estava devendo cerca de R$ 3.560 para uma ou duas empresas credoras, porém, mais da metade dessas dívidas era de até 1 mil reais. No total, a quantidade consumidores com contas atrasadas em maio cresceu um pouco em relação a abril, 0,8%, e é 5,81% maior na comparação com o mesmo período do ano passado.
Economia São Luís 27/06/2022 – 12:19 Leila Santos/Edgard Matsuki Gabriel Corrêa – Repórter da Rádio Nacional CDL negativados segunda-feira, 27 Junho, 2022 – 12:19 1:49