InícioNotíciasPolíticaCom 12,8 mil policiais, PRF faz “verificação minuciosa” para posse de Lula

Com 12,8 mil policiais, PRF faz “verificação minuciosa” para posse de Lula

O diretor de Operações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Djairlon Henrique Moura , afirmou que a Operação Posse Presidencial contará com todo o efetivo da corporação disponível. Serão 12.871 policiais empenhados no evento de 1º de janeiro. A declaração foi feita nesta sexta-feira (30/12) durante coletiva de imprensa na sede da PRF, em Brasília.

Os policiais serão divididos em 230 motociclistas, 1.540 viaturas, sete aeronaves e 392 unidades operacionais. Só em Brasília, serão empregados 400 policiais e, somando com o Entorno, serão 1.050. A PRF contabilizou 1.814 caravanas, entre ônibus e micro-ônibus, com destino ao Distrito Federal. A desmobilização começará em 3 de janeiro.

foto-prf-operacao-posse

Vinícius Schmidt/Metrópoles

foto-prf-operacao-posse

Vinícius Schmidt/Metrópoles

foto-prf-operacao-posse

Vinícius Schmidt/Metrópoles

De acordo com Marco Antônio Territo de Barros, diretor-geral substituto da PRF, manifestantes foram identificados a caminho de Brasília. “Identificamos ônibus transportando manifestantes, e os policiais fizeram uma verificação minuciosa e um cadastramento, Qualquer advento, podemos verificar o autor por meio do cadastro”, disse.

Foram abordados dois ônibus, um vindo de Santa Catarina e outro Rio Grande do Sul.

“A PRF fez a operação de identificação como manda o protocolo. Se tivessem sido encontradas irregularidades, teria sido barrado”, explicou Luis Carlos Reischark Júnior, diretor de Inteligência da PRF. “Não foram encontrados armamentos ou irregularidades no veículo”, completou.

“Nós fizemos a apreensão de 37 armas ao longo de 10 dias”, explicou Territo de Barros. Para denunciar, é só utilizar o 191.

Expectativa e acampamentoVale destacar que o esquema de segurança está sendo coordenado pelo Comando Militar do Planalto (CMP) e pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI). Como noticiou o Metrópoles, o governador, Ibaneis Rocha (MDB), afirmou que todo o efetivo do Distrito Federal será mobilizado para “garantir a segurança” da população presente na posse. Além dos apoiadores do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o evento contará com número expressivo de chefes de Estado e representantes diplomáticos.

De acordo com o diretor de Operações,  a expectativa é da presença de 51 autoridades estrangeiras. “As ações serão centradas em Brasília”, explicou. A ação será integrada entre PRF, Polícia Militar, Força Aérea Brasileira (FAB) e Força Nacional.

“Temos um risco de movimentação em terra, de apoiadores e opositores. Temos uma estimativa de opositores se movimentando, mas não temos dados sobre quantos”, explicou Djairlon.

O Metrópoles questionou a PRF durante a coletiva sobre a ação conjunta com o GDF na posse. “Conversamos com o secretário sobre qual a diretriz para onde ele seriam direcionados. Hoje, existe um levantamento sobre onde eles ficariam alocados novamente”, disse.

“Nosso papel é fazer uma triagem e ficarmos atentos a potenciais confrontos entre caravanas e apoiadores de Jair Bolsonaro”, finalizou.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Reutilização de Trilhos: Como aproveitar ao máximo esse material

A Reutilização de Trilhos é uma prática notável que está ganhando impulso em diversas...

Criminosos capotam carro durante fuga da polícia no bairro de Itapuã, em Salvador

Pelo menos cinco homens foram detidos pela polícia, na noite desta quinta-feira (21), no...

Empresário chinês apontado como mandante de incêndios em lojas e galpão em Feira de Santana é preso

Apontado como mandante dos incêndios que destruíram um galpão e duas lojas em Feira...

Indiciamento pela PF não interrompe férias de Bolsonaro na praia

O indiciamento de Jair Bolsonaro pela Polícia Federal no inquérito do golpe, nessa quinta-feira...

Mais para você