InícioEditorialPolítica NacionalCom 99% das urnas apuradas, saiba como está o Parlamento de Portugal

Com 99% das urnas apuradas, saiba como está o Parlamento de Portugal

Coligação de centro-direita conquistou 79 das 230 cadeiras; votos de portugueses no exterior ainda não foram contabilizados

“Parece incontornável que a Aliança Democrática venceu as eleições e que o Partido Socialista perdeu”, diz o líder do PSD e da AD, Luís Montenegro (foto) reprodução/X Luís Montenegro – 7.mar.2024

PODER360 11.mar.2024 (segunda-feira) – 16h20

A AD (Aliança Democrática), coligação de centro-direita formada por PSD (Partido Social Democrata), CDS-PP (Centro Democrático Social – Partido Popular) e PPM (Partido Popular Monárquico), lidera com uma vantagem estreita as eleições legislativas de Portugal, realizadas no domingo (10.mar.2024).

Com 99,01% das urnas apuradas até às 15h25 (horário de Brasília) desta 2ª feira (11.mar), a coligação conquistou 79 cadeiras na Assembleia da República. A principal legenda adversária, o esquerdista PS (Partido Socialista), possui com 77 assentos. Os dados são da SGMAI (Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna) de Portugal.

Ainda é preciso contabilizar os votos dos portugueses que moram fora do país, o que deve ser finalizado apenas na próxima semana. Os emigrantes são responsáveis pela eleição de 4 deputados.

No entanto, o líder da AD, Luís Montenegro, já falou em vitória. “Parece incontornável que a Aliança Democrática venceu as eleições e que o Partido Socialista perdeu”, declarou a apoiadores. Pedro Nuno Santos, secretário-geral do PS, admitiu a derrota e felicitou a adversário.

Montenegro disse na madrugada desta 2ª fera (11.mar) que espera que o presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, convide a AD a formar governo. Também reafirmou seu compromisso de não se coligar com o Chega, partido de direita liderado por André Ventura. A sigla elegeu 1 deputado no ano em que foi criado, 2019. Nas eleições de 2022, passou a ter 12 assentos na Assembleia da República. No pleito de domingo (10.mar), o Chega elegeu 48 deputados.

Pedro Nuno Santos, líder do PS, afirmou que a sigla “será oposição”. Ele disse: “Apesar da diferença tangencial entre nós e a AD, e sem desrespeitar os votos e os eleitores dos círculos eleitorais das nossas comunidades, tudo indica que o resultado não permitirá ao PS ser o partido mais votado. Quero, por isso, dar os parabéns e felicitar a AD pela vitória nestas eleições”.

OPOSIÇÃO BRASILEIRA COMEMORA Parlamentares da oposição brasileira comemoraram o resultado das eleições em Portugal. “Argentina. Portugal. Em breve, EUA e Brasil”, escreveu o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) em seu perfil no X (ex-Twitter).

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) declarou na rede social: “Apoiamos por convicção, princípio, valores, não por moda ou momento político”. O deputado também deu parabéns ao Partido Chega e seu líder André Ventura. Os deputados Ricardo Salles (PL-SP) e Carlos Jordy (PL-RJ) também comemoraram o resultado em Portugal.

ELEIÇÃO EM PORTUGAL Diferentemente do Brasil, o país europeu vive sob um regime semipresidencialista, no qual o primeiro-ministro é o chefe do Executivo e o presidente é o chefe de Estado.

O premiê português é nomeado pelo presidente depois de consulta aos partidos da Assembleia. O chefe de Estado, tradicionalmente, nomeia o líder da legenda ou coligação que alcançou a maioria nas eleições legislativas. No pleito, são 230 deputados eleitos para um mandato de 4 anos.

Os eleitores a partir de 18 anos votam em partidos ou coligações, não em um candidato. O voto não é obrigatório no país.

A eleição de domingo (10.mar) foi antecipada para escolher o substituto do ex-primeiro-ministro António Costa, do PS. Ele estava no poder desde 2015 e renunciou em novembro de 2023 depois de ser envolvido em uma investigação do Ministério Público sobre projetos irregulares de lítio e hidrogênio verde.

Com a saída de Costa, o presidente Marcelo Rebelo de Sousa dissolveu a Assembleia da República em 15 de janeiro e convocou novas eleições.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Lula diz que Padilha “briga com Lira”, mas vai unir bancadas pelo RS

Em visita ao Sul, o presidente comenta sobre o atrito entre o ministro e...

“Esperança”: Janja adota cachorrinha em meio a tragédia no RS. Vídeo

A primeira-dama do Brasil, Janja Lula, adotou uma cachorrinha no município de Canoas, na...

Entenda os Detalhes da Contabilidade Tributária

Descubra todos os segredos da contabilidade tributária neste conteúdo imperdível. Aprenda como otimizar sua...

Defesa de motorista do Porsche diz que ele se entregará nesta segunda se sua segurança for garantida

A defesa do empresário Fernando Sastre de Andrade Filho, de 24 anos, solicitou ao...

Mais para você