InícioEditorialEconomiaCom baiana na lista, STF define nomes que enviará para Bolsonaro para...

Com baiana na lista, STF define nomes que enviará para Bolsonaro para vaga no TSE

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) elaborou, nesta quarta-feira (4), a lista tríplice a ser enviada ao presidente Jair Bolsonaro (PL) para a vaga de ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Entre os escolhidos está Vera Lúcia Santana de Araújo, baiana e primeira mulher negra a constar em uma lista tríplice para o órgão.

Vera recebeu sete votos, enquanto os demais advogados André Ramos Tavares e Fabrício Medeiros receberam nove e oito votos, respectivamente. A advogada Rogéria Dotti, que estava na lista dos candidatos entregues pela Corte Eleitoral, recebeu 4 votos. A profissional Marilda Silveira, que não estava na lista, recebeu um único voto.

O presidente deve escolher algum dos três candidatos. Não há prazo para a decisão, que pode sair depois das eleições, ou ser deliberada por um possível novo presidente.

O indicado ao TSE ficará responsável por avaliar ações sobre propaganda eleitoral, e ocupará a cadeira deixada por Carlos Velloso Filho, que deixou o cargo por questões de saúde.

O indicado por Bolsonaro ao TSE ficará responsável por avaliar ações sobre propaganda eleitoral, tema particularmente sensível no pleito deste ano. Ocupará a cadeira deixada por Carlos Velloso Filho, que deixou o cargo por questões de saúde.

As chances é que Bolsonaro escolha um nome que não está alinhado ao Planalto.

O favorito entre os ministros é André Ramos Tavares, professor de Direito da USP, e ex-presidente da Comissão de Ética Pública da Presidência, entre 2020 e 2021. Em 2018, o advogado elaborou parecer em defesa da derrubada da inelegibilidade do ex-presidente Lula (PT).

“O fato da prisão do ex-presidente Lula não pode servir de óbice à aplicação do Pacto, devendo-se manter aberta a sua participação no processo eleitoral, o que inclui acesso a todos os canais de imprensa e expressão de suas posições políticas como candidato”, escreveu.

Vera Lúcia Santana de Araújo

A advogada baiana teve o apoio do ex-ministro Joaquim Barbosa, que presidiu o Supremo entre 2012 e 2014. 

Atuante na militância nos movimentos negros, Vera Araújo participa da ABJD (Associação Brasileira de Juristas pela Democracia).

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Focus: na semana do Copom, projeção da Selic dá nova arrancada

Os cerca de 150 analistas do mercado financeiro consultados semanalmente em pesquisa do Banco...

Presidente sanciona marco legal dos jogos eletrônicos com veto

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou o marco legal dos jogos eletrônicos,...

Governo terá alertas mais “chamativos” para desastres naturais

Sistema da Defesa Civil trará notificações em destaque na tela do celular; avisos também...

HÁ VINTE ANOS – A herança maldita que Lula tem de administrar

14:49 Fernando Henrique Cardoso, José Serra e outros ilustres tucanos dizem que Lula foi...

Mais para você