InícioComo a forma de digitar revela a sua identidade

Como a forma de digitar revela a sua identidade

“Diga-me como digitas e te direi quem és.” Pode parecer surpreendente, mas cada pessoa tem uma forma pessoal de digitar em um teclado.

É possível, portanto, identificar quem está se escondendo atrás de uma tela de computador pela forma como as teclas são apertadas.

midia-indoor-tecnologia-informatica-teclado-teclar-maos-dedos-digitar-computador-tecnologia-conectar-conectado-internet-navegar-navegador-dados-1421090158181_615x300

A técnica nada mais é do que a aplicação da grafologia (estudo que utiliza a análise da escrita para deduzir traços de personalidade) na era do teclado.

Entre outras características analisadas, estão o tempo durante o qual apertamos cada tecla e o intervalo entre o momento em que apertamos uma tecla e a seguinte.

Na 2ª Guerra Mundial, serviços de inteligência militar já identificavam indíviduos pela forma como teclavam mensagens em código morse, o que lhes permitia distinguir aliados de inimigos.

A realidade atual é diferente, mas em meio às discussões sobre a segurança da internet, tais técnicas de reconhecimento estão se tornando cada vez mais importantes.

Tecnologia militar
Uma das aplicações do estudo da dinâmica de digitação é minimizar o risco de roubo de contas no mundo virtual.

“Um software que analise a forma de teclar de uma pessoa reduz em até 94% a possibilidade de alguém sequestrar uma conta na internet, mesmo se souber a senha”, explica à BBC Mundo, o serviço em espanhol da BBC, Christophe Rosenberg, pesquisador da Escola Nacional Superior de Engenheiros de Caen (França) e especialista na área.

A tecnologia já é usada em submarinos, diz um especialista.

A vantagem é que tem “custo muito baixo” e não exige que o usuário baixe qualquer programa, pois pode ser inserida nas páginas web, diz Rosenberg.

A tecnologia “já é utilizada”, diz Rosenberg, por exemplo, “para monitorar o lançamento do míssil submarino”.

Homem ou mulher?
Se por um lado, estes conhecimentos poderiam garantir a segurança na internet, por outro, permite também construir um perfil do usuário do outro lado da tela.

Por exemplo, homens e mulheres teclam de forma diferente.

Segundo especialistas, homens digitam “mais rapidamente” e pressionam cada tecla durante menos tempo do que as mulheres.

Rosenberg afirma que ele e sua equipe de pesquisadores precisam de apenas cinco frases para adivinhar o gênero de quem escreve com uma probabilidade de acerto de 80%.

Também é possível deduzir a idade do usuário ou se é destro ou canhoto.

O especialista diz acreditar que, em cinco anos, já será possível descobrir até o estado emocional de uma pessoa pela forma como ela escreve.

Segurança
Embora o objetivo da técnica seja aumentar a segurança na internet, algumas pessoas demonstram preocupação sobre os riscos de invasão de privacidade.

Recentemente, Paul Moore, consultor em segurança da informação, escreveu em seu site que o roubo de um perfil biométrico traria consequências “muito mais amplas e difíceis de mitigar” do que a simples descoberta de uma senha.

“Você não pode mudar a maneira como você tecla e mesmo se fizesse isso, seu perfil voltará a ser roubado”.

“Fala-se que bancos do Reino Unido estão realizando testes para detectar e minimizar o risco de fraude. Mas será que eles vão te informar sobre isso?”

Por | Tecnologia Uol

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Povo precisa conhecer o Brasil em vez de Louvre ou Disney, diz Lula

Presidente afirma ser preciso que o governo e os políticos incentivem as pessoas a...

Quero que meu pai seja herói popular, não da Marinha, afirma único filho vivo de João Cândido

Foto: Reprodução Adalberto Cândido, o Candinho, 85, único filho vivo de João Cândido...

Em 5 anos, atendimentos psicológicos aumentam mais de 200% no DF

Em cinco anos, o número de atendimentos psicológicos realizados na rede pública de saúde...

Novos apagões atingem comércios do centro de São Paulo

Lojistas da rua 25 de Março, no Centro de São Paulo, enfrentaram, novamente, problemas...

Mais para você