InícioEditorialEconomiaConfiança do Consumidor cai 0,4 ponto em outubro

Confiança do Consumidor cai 0,4 ponto em outubro

O Índice de Confiança do Consumidor recuou 0,4 ponto na virada de setembro para outubro. Com o resultado, o indicador caiu para 88,6 pontos, em uma escala de 0 a 200 pontos. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (25), pela  Fundação Getúlio Vargas.

A Coordenadora das Sondagens da FGV, Viviane Seda Bittencourt, analisa que o resultado tem relação direta com a expectativa dos consumidores para o futuro.

Entre os componentes que influenciaram de forma negativa as expectativas em relação aos próximos meses, destaca-se o MENOR otimismo das famílias quanto à evolução da sua situação financeira, que teve queda de 2,7 pontos.

Já o Índice da Situação Atual, que mede a confiança no presente, subiu 1,2 ponto e chegou a 74,5 pontos. A alta foi influenciada pela percepção de melhora em relação à situação econômica geral.

A economista Viviane Mosé avalia ainda ser possível que esse resultado esteja sendo alimentado pelo efeito da transferência de renda, redução da inflação pelo terceiro mês consecutivo e crescimento dos postos de trabalho.

Porém, a  Coordenadora das Sondagens da FGV alerta que fatores como o endividamento das famílias e as taxas de juros mais elevadas podem estar limitando uma recuperação mais robusta.

 

Economia Rio de Janeiro 25/10/2022 – 16:40 Vitória Elisabeth / Guilherme Strozi Tatiana Alves – Repórter da Rádio Nacional confiança consumidor FGV Inflação terça-feira, 25 Outubro, 2022 – 16:40 131:00

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Governador liga para Lewandowski após ataques com mortes no Ceará

Elmano de Freitas (PT) diz não descartar pedir apoio do governo Lula para reforçar...

Venda agressiva e Gusttavo Lima na propaganda: o que é a Gav Resorts

Com vendedores gravados fazendo promessas “estratosféricas” de investimentos e turistas reclamando de abordagens predatórias,...

2 ministros não reconhecem ligação de Jefferson com 8 de Janeiro

Para Nunes Marques e André Mendonça, ofensas do ex-deputado descritas por Moraes não o...

Gilmar Mendes encerra ação sobre Odebrecht contra Aloysio Nunes

O ministro Gilmar Mendes, do STF, determinou o trancamento de uma ação de improbidade...

Mais para você