A redução das emissões de carbono no setor de óleo e gás foi um dos assuntos abordados nesta quinta-feira no Congresso Mercado Global de Carbono – Descarbonização & Investimentos Verdes.
A Gerente de Mudança de Clima da Petrobras, Viviana Coelho, foi a moderadora do debate. Ela lembrou que a indústria do petróleo tem papel relevante na transição energética mundial, e que o produto ainda será essencial a longo prazo.
Alinhada ao Acordo do Clima de Paris, a Petrobras afirmou estar comprometida com a redução das emissões de carbono na atividade e pretende investir U$ 2,8 bilhões no plano de redução de 2022 a 2026. A estatal já conseguiu reduzir em quase a metade as emissões de carbono entre 2019 e 2021.
O diretor de Desenvolvimento da Produção da estatal, João Henrique Rittershaussen, alertou que o declínio natural da produção de petróleo pode levar a falta de energia no mundo.
Também há iniciativas para buscar novas fontes de energias renováveis no país. Flávio Rodrigues, vice presidente da Shell Brasil anunciou que a empresa vai montar uma planta piloto de produção de hidrogênio no Porto do Açu, no Rio de Janeiro.
O Congresso Mercado Global de Carbono segue até esta sexta-feira com debates sobre o mercado de crédito de carbono, apresentação de estratégias e de projetos para impulsionar negócios verdes, com foco em inovação e sustentabilidade.
Economia Rio de Janeiro 19/05/2022 – 20:17 Sheily Noleto / Beatriz Arcoverde Fabiana Sampaio – Repórter da Rádio Nacional Congresso Mercado Global de Carbono quinta-feira, 19 Maio, 2022 – 20:17 2:50