InícioEditorialPolítica NacionalCongresso discute PEC que regulamenta mandados de busca e apreensão contra parlamentares

Congresso discute PEC que regulamenta mandados de busca e apreensão contra parlamentares

Parlamentares da Câmara dos Deputados intensificaram as discussões sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que aborda as prerrogativas parlamentares, após o que boa parte deles chama de “ultrapassagem de limites” por parte da Polícia Federal. Em janeiro deste ano, a PF entrou com um mandado de busca e apreensão nos gabinetes dos deputados Carlos Jordy (PL-RJ) e Alexandre Ramagem (PL-RJ) no âmbito da Operação Lesa Pátria. O assunto também foi pauta na reunião entre o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e líderes partidários da Casa na última terça-feira, 20. O deputado federal Alberto Fraga (PL-DF) afirmou ao site da Jovem Pan que “vários deputados se reuniram, da oposição principalmente, e nós vamos apoiar uma PEC do deputado Rodrigo Valadares” para que ações como a da PF em janeiro possam ser “feitas através de autorização” da Câmara e do Senado.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

A PEC a qual ele se refere é uma iniciativa do deputado federal Rodrigo Valadares (União Brasil-SE) que tramitou pelo Congresso Nacional em janeiro deste ano, com 55 adesões das 171 necessárias. Em uma publicação em seu perfil no Instagram no dia 2 de fevereiro deste ano, o Valadares afirmou: “Minha proposta visa resguardar o mandato parlamentar, não para dificultar investigações, mas para assegurar o respeito à Constituição. O nosso objetivo é frear abusos do Judiciário que colocam em risco a democracia e o exercício do voto popular, defendendo o Parlamento Brasileiro contra perseguições injustas”. O parlamentar iniciou um movimento de coleta de assinaturas para poder apresentar a proposta à Mesa Diretora, composta por líderes da Câmara e do Senado. O objetivo da emenda é regulamentar ações judiciais, mandados de busca e apreensão e investigações realizadas contra parlamentares. O texto propõe que este tipo de ação só possa ser cumprida após ser submetida e aprovada pela Mesa Diretora das duas Casas.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Rodrigo Valadares (@rodrigovaladares_)

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Lula diz que Padilha “briga com Lira”, mas vai unir bancadas pelo RS

Em visita ao Sul, o presidente comenta sobre o atrito entre o ministro e...

“Esperança”: Janja adota cachorrinha em meio a tragédia no RS. Vídeo

A primeira-dama do Brasil, Janja Lula, adotou uma cachorrinha no município de Canoas, na...

Entenda os Detalhes da Contabilidade Tributária

Descubra todos os segredos da contabilidade tributária neste conteúdo imperdível. Aprenda como otimizar sua...

Defesa de motorista do Porsche diz que ele se entregará nesta segunda se sua segurança for garantida

A defesa do empresário Fernando Sastre de Andrade Filho, de 24 anos, solicitou ao...

Mais para você