InícioEditorialPolítica Nacional‘Conseguimos apoio do PL ao PT’, diz relator do projeto do novo...

‘Conseguimos apoio do PL ao PT’, diz relator do projeto do novo Ensino Médio

A Câmara dos Deputados aprovou o texto final do projeto do novo ensino médio, que agora segue para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Para esclarecer as mudanças propostas, o relator do ensino médio, deputado federal Mendonça Filho (União-PE), participou de uma entrevista no Jornal da Manhã desta quarta-feira (10). Ele destacou a ênfase na educação técnica, que visa melhorar a empregabilidade e a renda dos jovens, além de preservar a política de educação em tempo integral, criada em 2017. O novo projeto aumenta as horas de aula das disciplinas tradicionais de 1.800 para 2.400 para o ensino médio regular, e mantém 600 horas para flexibilidade curricular, permitindo que os estudantes escolham seus itinerários formativos. Mendonça Filho afirmou que, apesar das dificuldades enfrentadas desde a última reforma, os estados estão mais preparados para implementar as mudanças. “Nesse processo discutimos de forma aberta com academia, educadores, entidades do terceiro setor. O debate foi amplo, o consenso foi difícil de ser alcançado, mas encontramos um denominador comum, com objetivo maior que é a educação”, afirmou o relator.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

O deputado também comentou sobre as alterações feitas pelo Senado, que foram revertidas na Câmara. Ele discordou da elevação compulsória da formação geral básica para 2.400 horas, argumentando que isso inviabilizaria a educação técnica devido à carga horária pode demandar de 900 a 1.200 horas. Além disso, criticou a obrigatoriedade do ensino de espanhol, defendendo a prioridade do inglês como língua estrangeira. Ele enfatizou que a reforma é um passo importante para modernizar o ensino médio no Brasil, tornando-o mais alinhado às necessidades do mercado de trabalho e às expectativas dos jovens.

Publicado por Luisa Cardoso

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Para mostrar que Datena não vai desistir, PSDB antecipa convenção para candidatura

O PSDB decidiu antecipar sua convenção para o dia 27 de julho, com o...

Casal é preso suspeito de espancar criança de 4 anos em Alcobaça

Um casal foi preso, na quarta-feira (17), suspeito de espancar uma criança de quatro...

Aéreas do Brasil precisam comprar aviões da Embraer, diz Mercadante

Presidente do BNDES afirma que socorro do governo para as companhias aéreas deve ser...

Após polêmica, mãe de Davi faz reflexão e afirma: “É a lei do retorno”

Após as polêmicas envolvendo Davi Brito, a mãe do ex-BBB surgiu nas redes sociais...

Mais para você