Luciano Duttra está monitorando os preços de um fogão novo para sua casa. Ele está esperando a BlackFriday para decidir se compra ou não. Assim como o Luciano, todo mundo acaba tendo alguma coisa para comprar na BlackFriday. Mas os especialistas alertam que é preciso cuidado na hora de fazer essas compras.
Muitas lojas aproveitam a data para aumentar o preço dos produtos e aplicar um desconto alto, que chama a atenção do consumidor, mas que, na verdade, não gera economia real. O famoso “tudo pela metade do dobro” do preço.
Além de se atentar ao valor, nas compras virtuais, que cresceram muito depois da pandemia, é preciso comprar sempre em sites confiáveis e com boa reputação, como explica o professor da FGV Direito Rio, Gustavo Kloh.
Vale lembrar também que quem comprar fora do estabelecimento comercial, como internet ou telefone, se quiser pode desistir e devolver o produto em até 7 dias depois da aquisição. Para todas as modalidades de compra, a garantia do produto é obrigação do fabricante, como explica Gustavo.
Para compras de itens de supermercados, que, muitas vezes, aderem ao esquema de desconto nessa época do ano, é preciso estar atento à data de validade do produto e às condições de armazenamento.
Economia Brasília 16/11/2022 – 11:38 Paula de Castro/Edgard Matsuki Beatriz Albuquerque – Repórter da Rádio Nacional Black Friday quarta-feira, 16 Novembro, 2022 – 11:38 1:57