Representante máximo do Cinema Novo, Deus e o Diabo na Terra do Sol ganhou o primeiro teaser oficial. O longa será exibido no 75º Festival de Cannes, no próximo dia 18 de maio, às 16h (GMT+2), na sala Buñuel. A seleção para a mostra Classics, dedicada a filmes clássicos e à preservação do patrimônio cinematográfico mundial, se deu graças ao trabalho de restauração da película em 4k — uma realização do Metrópoles conduzida pelo produtor Lino Meireles e pela cineasta Paloma Rocha, filha de Glauber Rocha.
“É um ciclo completo para a nossa restauração, onde o filme será reexibido pela primeira vez no mesmo local em que estreou. Que seja um novo chamado de resistência cultural”, afirma Lino Meireles, diretor do premiado longa-metragem Candango: Memórias do Festival. “Num país com a cultura tão depreciada, com a produção artística sofrendo ataques, fizemos um esforço de contracorrente. Isso só é possível porque o filme tem a força própria dele”, explica a diretora Paloma Rocha.
Metrópoles soma forças com filha de Glauber Rocha para restaurar Deus e o Diabo na Terra do Sol em 4K
Brasília (DF), 11/09/2017 Fotos para Lançamento do livro Candango Memórias do Festival de BrasíliaLocal: Casa do Luiz: SHIS QL 06, Conjunto 05, casa 02 Lago SulFoto: Felipe Menezes/Me
Paloma Rocha
Cinema Novo, Deus e o Diabo na Terra do Sol
Film Stills 7 RED
Film Stills 8 RED
0
Deus e o Diabo na Terra do Sol mescla influências literárias de Graciliano Ramos, José Lins do Rego e Os Sertões, de Euclides da Cunha. A trama conta a história do vaqueiro Manuel (Geraldo del Rey) e sua esposa Rosa (Yoná Magalhães), que fogem para o sertão depois que ele mata um coronel que tenta enganá-lo. No ermo brasileiro, violento e assolado pela seca, eles encontram duas figuras icônicas: Sebastião, que se diz divino, e Corisco, que se descreve como demoníaco. Amarrar seus destinos com essas figuras é uma decisão trágica, no entanto, pois o mercenário Antonio das Mortes está em seu encalço.
Segundo filme produzido por Glauber Rocha, Deus e o Diabo na Terra do Sol estreou mundialmente na competição do Festival de Cannes, em 1964, sendo indicado à Palma de Ouro. Lançado nos cinemas brasileiros em julho do mesmo ano, o longa abriu caminho para o extenso legado do diretor, que inclui títulos como Barravento (1962), Terra em Transe (1967), O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro (1969), O Leão de Sete Cabeças (1970), entre outros.
Veja o teaser oficial
O post Cópia restaurada de Deus e o Diabo na Terra do Sol ganha teaser apareceu primeiro em Metrópoles.