O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu, no fim da noite desta segunda-feira (13/11), na Base Aérea de Brasília, os 32 brasileiros e familiares resgatados da Faixa de Gaza. O mandatário ficou ao lado da escada usada para o desembarque do grupo e cumprimentou cada repatriado.
Os brasileiros desembarcaram em Brasília às 23h24. “A chegada desse décimo avião é a coroação de um trabalho muito sério que a gente deve a muita gente que trabalha no governo, sobretudo, o ministro de Relações Exteriores, e todos os companheiros que estão aqui”, afirmou Lula.
Brasileiros repatriados da Faixa de Gaza chegam na Base Área de Brasília 6
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Brasileiros repatriados da Faixa de Gaza chegam na Base Área de Brasília 5
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Brasileiros repatriados da Faixa de Gaza chegam na Base Área de Brasília 4
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Brasileiros repatriados da Faixa de Gaza chegam na Base Área de Brasília 3
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Brasileiros repatriados da Faixa de Gaza chegam na Base Área de Brasília 2
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Brasileiros repatriados da Faixa de Gaza chegam na Base Área de Brasília 1
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Lula faça sobre brasileiros em Gaza (1)
Reprodução
foto-aviao-repatriados-brasilia
Grupo de brasileiros repatriados de Gaza chegam a Brasília Vinícius Schmidt/Metrópoles
Chegada de brasileiros no Recife
Hasan Rabee compartilha pouso em Recife Reprodução/redes sociais
avião-FAB-brasileiros-Gaza-2
Brasileiros deixaram a aeronave por alguns minutos Reprodução/TV Globo
Logo em seguida, Lula pediu para que Hasan Rabee, palestino com cidadania brasileira, falasse: “Ficamos 37 dias, às vezes, passa fome, passa sede. O que está acontecendo lá é um massacre. As bombas caindo (por) todo lado, minhas filhas ficaram muito tristes. Primeira e segunda semana, a gente ficava mentindo, mas não conseguimos segurar muito tempo. Mas, graças a Deus, a gente chegou aqui. Agradeço muito o governo federal e o presidente”, afirmou.
Mel, 18 anos, também fez um relato emocionado a pedido do presidente. “Sou brasileira e morava na Faixa de Gaza por um ano e meio. Quando começou a guerra, deveria ser um dia normal. Estava me preparando para ir para a faculdade e, de repente, começaram a cair as bombas. A gente pensou que ia morrer sem ninguém saber da gente, que não íamos conseguir sair de lá. Mas, graças ao governo, embaixada e todos, estamos aqui. Agradeço a todos. Obrigado, Brasil”, ressaltou.
Em seguida, o presidente retomou a palavra. “Enquanto tiver lista e possibilidade de tirar nem que seja uma só pessoa da Faixa de Gaza, nós vamos tirar. Mesmo que seja palestino de origem, nós vamos tirar, se a família tiver aqui pedindo”, destacou.
“Já vi muita brutalidade, muita violência, mas nunca vi violência tão bruta contra inocentes. Se o Hamas fez um ato de terrorismo, fez o que fez, o Estado de Israel está cometendo vários atos de terrorismo”, criticou o presidente brasileiro.
“Quero dizer para vocês que, hoje, é um dia de felicidade, porque estamos recebendo 32 seres que não mereciam viver no inferno que viveram esses 37 dias”, encerrou Lula.
A viagem Presos em Gaza desde o início da guerra, em 7 de outubro, os brasileiros e familiares foram resgatados após semanas de negociação diplomática e entraram na sétima lista de liberados para sair da área de conflito em direção ao Egito. Lá, foram acolhidos pela diplomacia brasileira e embarcaram em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para serem trazidos ao Brasil.
O grupo de resgatados tem 22 brasileiros de nascimento, sete palestinos naturalizados brasileiros e três palestinos familiares próximos. São, ao todo, 17 são crianças, nove mulheres e seis homens.
Eles passam por trâmites migratórios antes de serem levados a abrigos em Brasília, onde vão ficar dois dias sendo acolhidos e recebendo atendimento médico e burocrático para regularizar documentos.
Brasileiros repatriados da Faixa de Gaza embarcam para o país
Brasileiros repatriados da Faixa de Gaza Redes sociais/Reprodução
Brasileiros repatriados da Faixa de Gaza chegam ao aeroporto de Cairo
Brasileiros repatriados da Faixa de Gaza chegam ao aeroporto de Cairo Reprodução/Redes sociais
Imagem colorida de crianças que deixaram Gaza, rumo ao Egito, para serem repatriadas
Os 32 passaram pela imigração e seguem para a aeronave que está na capital do Egito, para resgate dos repatriados oriundos da Faixa de Gaza Itamaraty
Imagem colorida de brasileiros que deixaram a Faixa de Gaza, rumo ao Egito, para serem repatriados
Grupo cruzou fronteira entre Gaza e o Egito, no Portal de Rafah, na madrugada deste domingo (12/11) — horário de Brasília Itamaraty
Foto colorida de avião da FAB, no Cairo, à espera de brasileiros que deixaram a Faixa de Gaza
Avião da FAB aguarda brasileiros no Cairo, capital do Egito GOV BR e FAB
Mauro Vieira, ao lado de Paulo Pimeira, fala sobre brasileiros na Faixa de Gaza
Mauro Vieira, ao lado de Paulo Pimeira, fala sobre brasileiros na Faixa de Gaza Reprodução/YouTube
Até o desembarque dos resgatados da Faixa de Gaza, a operação Voltando em Paz, da FAB, já havia realizado nove voos, resgatando 1.445 pessoas e 53 animais de estimação de Israel e da Cisjordânia.