InícioEditorialPolítica NacionalCPI das Pirâmides Financeiras reconvoca sócios da 123milhas para esclarecimentos nesta quarta-feira

CPI das Pirâmides Financeiras reconvoca sócios da 123milhas para esclarecimentos nesta quarta-feira

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Pirâmides Financeiras, também conhecida como CPI das Criptomoedas, remarcou para esta quarta-feira, 30, às 18 horas, os depoimentos dos sócios e administradores da 123milhas, Ramiro Júlio Soares Madureira e Augusto Júlio Soares Madureira. Eles foram convocados para prestar esclarecimentos sobre a suspensão da emissão de passagens aéreas já compradas pelos consumidores. A princípio, os depoimentos seriam feitos nesta terça-feira, 29. No entanto, os sócios da 123milhas enviaram ofício por meio do advogado alegando que não foram formalmente intimados pela CPI e que tiveram ciência da convocação apenas por notícias veiculadas na internet. O advogado afirma no ofício que seus clientes se comprometem a comparecer em nova data a ser definida pelo colegiado. “Designo a nova oitiva para amanhã, dia 30 de agosto, às 18 horas. Caso os depoentes se eximam de comparecer novamente, não restará alternativa a esta CPI que não seja requerer a condução coercitiva, pois como foi frisado no voto da eminente ministra [Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF)] eles têm um dever de comparecer, e acreditamos também que eles vão conseguir emitir uma passagem amanhã”, afirmou o presidente da CPI das Criptomoedas, Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ).

Os empresários haviam recorrido ao STF (Supremo Tribunal Federal) para serem liberados de depor após o colegiado ter aprovado a convocação dos dois na última quinta-feira, 24. Em decisão proferida na segunda-feira, 28, no entanto, a ministra Cármen Lúcia determinou que os sócios compareçam à CPI para prestar esclarecimentos, assegurando-lhes o direito de ficar em silêncio, sem responder aos questionamentos dos deputados. No último dia 18, a agência de viagens suspendeu os pacotes da linha PROMO e disse que não iria emitir as passagens com embarque previsto de setembro a dezembro deste ano. Segundo a empresa, os valores pagos pelos clientes seriam devolvidos integralmente em vouchers acrescidos de correção monetária de 150% do CDI para compra de passagens, hotéis ou outros pacotes na empresa. Em comunicado, a 123milhas ainda ressaltou que a decisão se baseava nas “circunstâncias de mercado adversas” e pediu desculpas aos consumidores. Quem emitiu a passagem, localizador ou e-ticket para esse período teve a viagem mantida. Apesar disso, a Justiça da Paraíba determinou, na semana passada, que a 123milhas emita as passagens ou reembolse os clientes que não tiverem interesse na utilização de voucher.

Na CPI das Criptomoedas, a convocação dos empresários foi pedida pelo próprio presidente da comissão, Aureo Ribeiro. Segundo ele, em 2022, a 123milhas transformou-se na maior agência on-line de vendas de passagens aéreas e existe a preocupação de que o caso esteja configurado como um esquema de pirâmide financeira.

*Com informações da repórter Iasmin Costa.

 

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Grávida e radiante, Gisele Bündchen exibe barriguinha ao ir à academia

Gisele Bündchen foi fotografada nesta quarta-feira, 20 de novembro, exibindo sua barriguinha de gravidez...

Dois homens morrem e um é baleado durante briga em festa de comunidade cigana no Sudoeste baiano

Dois homens foram mortos a tiros e um ficou baleado durante uma festa de...

Jerônimo Rodrigues dialoga com futuros gestores de agroindústrias familiares baianas durante curso de capacitação da SDR

  Como parte das estratégias de fortalecimento da agricultura familiar da Bahia, o governador Jerônimo...

Planalto avalia que plano para matar Lula sepulta anistia a Bolsonaro

A operação da Polícia Federal contra militares suspeitos de planejarem assassinar o presidente Lula,...

Mais para você