InícioEditorialPolítica NacionalCPMI do 8 de Janeiro ouve o ex-diretor da PRF, Silvinei Vasques,...

CPMI do 8 de Janeiro ouve o ex-diretor da PRF, Silvinei Vasques, nesta terça-feira

A reunião da CPMI do 8 de Janeiro desta terça-feira, 20, vai ouvir o ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Silvinei Vasques. A reunião será dividida em duas etapas. Na primeira etapa, o depoimento de Silvinei sobre as ações da PRF durante o segundo turno das eleições de 2022 na região Nordeste do país. De acordo com a investigação, o objetivo da operação era dificultar a chegada dos eleitores de Lula (PT) até o local de votação. A reunião inicia com os questionamentos da senadora e relatora da CPMI, Eliziane Gama (Cidadania). Na segunda etapa da reunião, 24 requerimentos serão analisados. Entre eles, alguns que serão reapresentados, como o requerimento que tem como objetivo a convocação do ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, o general Gonçalves Dias, que foi visto nas imagens internas do Palácio do Planalto com a sua equipe e alguns militares oferecendo água aos invasores.

Na última reunião, a oposição ao governo sofreu uma derrota com a rejeição do requerimento de G. Dias. O deputado Arthur Maia (União Brasil), que preside a CPMI, achou que seria importante reapresentar a convocação do general e também do atual ministro da Justiça, Flávio Dino. A expectativa da oposição é aprovar estes requerimentos nesta terça-feira. Já os aliados do governo acreditam que neste momento é importante iniciar a investigação com foco no período após as eleições, retornando para outubro de 2022, e seguir uma linha do tempo até chegar às ações e omissões ocorridas durante os atos do 8 de Janeiro.

*Com informações do repórter Bruno Pinheiro

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Sobe para 12 número de corpos achados em buscas por PM desaparecido

São Paulo — Policiais militares ambientais encontraram, nessa quinta-feira (2/5), duas ossadas humanas na Vila...

Governo do Rio Grande do Sul declara estado de calamidade pública

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, declarou estado de calamidade pública...

Governo do RS reativa Pix para doações após chuvas; saiba como ajudar

O temporal atingiu 154 municípios gaúchos, afetando cerca de 70.000 pessoas; segundo o governador,...

Mais para você