InícioEditorialPolítica NacionalCPMI do 8 de Janeiro vota convocações e quebras de sigilo nesta...

CPMI do 8 de Janeiro vota convocações e quebras de sigilo nesta terça-feira

Quebra do sigilo telemático e telefônico de Walter Delgatti Neto, o ‘hacker da Vaza Jato’, e agendamento da oitiva do general Gonçalves Dias devem ser apreciados pela comissão

Geraldo Magela/Agência Senado

Comissão Parlamentar Mista de Inquérito dos Atos de 8 de Janeiro de 2023 (CPMI – 8 de Janeiro) realiza reunião para deliberação de requerimentos nesta terça-feira, 22

A reunião desta terça-feira, 22, da CPMI do 8 de Janeiro será dedicada à votação de requerimentos, que serão definidos pelo presidente da comissão, deputado Arthur Maia (União Brasil). Mais de mil requerimentos aguardam a apreciação dos membros do colegiado. Os principais pedidos são de convocações e quebras de sigilo. Um dos últimos pedidos na CPMI foi protocolado pelo deputado Alexandre Ramagem (PL), que pede a quebra do sigilo telemático e telefônico de Walter Delgatti Neto, o “hacker da Vaza Jato”, no período de 1º de janeiro de 2017 a 21 de agosto de 2023. O deputado justifica que seria imprescindível obter dados de conversas tidas pelo hacker no período anterior e posterior aos atos do 8 de Janeiro para apurar contradições no depoimento dele na CPMI e também a sua atuação na invasão de telefones de autoridades e na exploração de vulnerabilidades de sistemas do Judiciário. Delgatti foi condenado a mais de 20 anos de prisão, nesta segunda-feira, 21, pelo caso da “Vaza Jato”.

Outro pedido que deve ser analisado pela CPMI é a quebra do sigilo telefônico de Valdemar Costa Neto, presidente nacional do Partido Liberal. O requerimento foi protocolado pela relatora da comissão, Eliziane Gama (Cidadania). Para a senadora, o acesso às informações telefônicas do comandante do PL vai ajudar a apurar as alegações feitas por Walter Delgatti durante seu depoimento na última quinta-feira, 17, à CPMI. Na ocasião, o hacker garantiu ter participado de uma reunião na sede do PL com Valdemar, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PT) e a deputada federal Carla Zambelli (PL). Por outro lado, a oposição ao governo Lula (PT) quer agendar a oitiva do ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional Gonçalves Dias. O requerimento já foi aprovado e basta marcar a data para que o general seja ouvido. Nesta quinta-feira, 24, os integrantes da CPMI devem ouvir o sargento do Exército Luis Marcos dos Reis, que atuou como ajudante de ordens de Bolsonaro junto com o tenente-coronel Mauro Cid. O militar recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) para permanecer em silêncio durante a sessão.

*Com informações da repórter Iasmin Costa

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Exclusivo: saiba quando Eliana grava seu último programa no SBT

Contagem regressiva para a despedida oficial de Eliana do SBT. E a coluna descobriu,...

Major Ronald ajudou a definir data e local do atentado contra Marielle Franco, diz PGR

No cenário de constante busca por justiça no Rio de Janeiro, uma atualização significativa...

Ministro da Fazenda tem CPF usado em plataforma de apostas sem autorização

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), teve seu CPF cadastrado em uma plataforma...

O que WinZO Games e como funciona a plataforma?

Veja por que a plataforma não é uma farsa e como você pode desfrutar...

Mais para você