InícioNotíciasPolíticaCúpula da América do Sul é desafio a Lula em unir esquerdas

Cúpula da América do Sul é desafio a Lula em unir esquerdas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reúne hoje (30/5) outros 10 presidentes sul-americanos no Palácio Itamaraty, em Brasília. Estão confirmados os chefes de Estado de Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Suriname, Uruguai e Venezuela. Há 7 anos não acontece um evento como esse.

O anfitrião busca colocar em pauta a criação de uma organização mais ampla que a Unasul para representar a região em acordos e negócios internacionais. Lula tenta ser o protagonista e o representante escolhido por aclamação.

Mas para alcançar a unidade, Lula deve primeiro fazer Nicolás Maduro ser aceito pelos seus pares. O presidente venezuelano, que é acusado de violar os direitos humanos em seu país, vai se encontrar pela primeira vez com alguns dos seus vizinhos.

Também de esquerda, o chileno Gabriel Boric já assinou (junto de Jair Bolsonaro) uma resolução para condenar a repressão na Venezuela em 2020. Também defendeu a manutenção de uma comissão para investigar supostos crimes cometidos pelo governo Maduro.

De direita, Lacalle Pou, do Uruguai, também é um crítico do “regime ditatorial” de Maduro. Quando eleito, em 2019, chegou a dizer que tentaria romper as relações políticas com a Venezuela, mas não teve apoio no Parlamento.

Atualmente, há apenas três países com presidentes de direita ou de centro-direira na América do Sul: Santiago Penã (Paraguai); Lacalle Pou (Uruguai) e Guillermo Lasso (Equador). A esquerda fica com Lula (Brasil); Luis Arce (Bolívia); Alberto Fernández (Argentina); Dina Boluarte (Peru); Gustavo Petro (Colômbia); Nicolás Maduro (Venezuela); Chan Santokhi (Suriname) e Irfaan Ali (Guiana).

Hoje, cada chefe de Estado fará um pronunciamento, com tema livre. Depois, Lula oferecerá um almoço. À tarde, eles retomam a conversa para um diálogo informal.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

PM mata pedestre durante abordagem a uma motocicleta em São Paulo

Um policial militar matou um pedestre de 70 anos com um disparo de arma...

Lula adia viagem ao Chile para acompanhar situação no RS

Presidente iria ao país na 5ª feira (16.mai) para se encontrar com o líder...

Amália Barros: Magno Malta contraria médicos e vai a velório

O senador Magno Malta contrariou a orientação dos médicos e foi ao velório da...

Desenrola para MEI e pequenas empresas começa nesta segunda

A partir desta segunda-feira (13), os bancos começaram a oferecer uma opção para o...

Mais para você