InícioEditorialDe volta à alegria do mundo

De volta à alegria do mundo

Morei boa parte da vida na Cidade Baixa, que se expandiu a partir de um dos maiores portos marítimos do Atlântico, no século XIX, espécie de marco zero de uma Salvador multicultural e, ao mesmo tempo, provinciana. A torre da bela igreja neogótica dos Mares, com seis anjos esculpidos, paira sobre a minha infância.

Irmã Dulce, atravessava a pé as ruas por onde andei, em busca de auxílio para seus doentes. E o cortejo da Lavagem do Bonfim passava todos os anos na porta da casa de número 53. Na noite anterior à festa, assistíamos ao movimento dos ambulantes, que enchiam de cores e vozes altas a vizinhança ao longo da madrugada.

A larga pista de mão dupla, entre os largos dos Mares e de Roma, ficava estreita, com caixas de cerveja e bancas de madeira atravancando os passeios, e os amigos de infância surgiam, em aparições espontâneas, qual simpáticos fantasmas. Meus pais pareciam felizes desde cedo, já na véspera, devotos, de volta à alegria do mundo.

Bandinhas de sopro faziam a trilha sonora da Alvorada, misturando-se a agogôs e atabaques. E todos vestiam roupas brancas, improvisando um Réveillon fora de época. Carroças ruidosamente enfeitadas, caminhões de ricos e famosos, trios elétricos com altos falantes à mostra, mal conseguiam dar a volta na Colina Sagrada.

Logo que clareava, uma multidão de corpos suados avançava desde a Conceição da Praia, procissão de baianas, equilibrando vasos em seus torços. E uma ala de destemperados que, distribuindo socos e sustos, camisas amarradas na cintura, parecia lutar contra adversários imaginários, em movimentos de ataque e esquiva.

Qual comunidade cigana, transitando pela cidade à medida em que evoluía o ciclo das festas populares, ao pé da colina, armavam-se barracas coloridas de madeira, cujos nomes decorávamos e esquecíamos em seguida. E aquela bagunça alegre, abençoada pelo portentoso hino, organizava o novo ano baiano em versos eneassílabos.

Farol e guarda, sentinela avançada da Bahia. Guardo comigo os verões sucessivos, as alegrias e luxos de viver numa cidade luminosa e cheia de contrastes. Não estive na retomada da Lavagem, após a pandemia. Talvez porque meus pais já não estejam mais nesse mundo, admito. E essa era a festa que eles mais amavam.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Governo vai fiscalizar empresas que resistem a divulgar dados de igualdade salarial, diz Marinho

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado/Arquivo Ministro Luiz Marinho (Trabalho e Emprego) 30 de abril de...

Davi desabafa após vitória no BBB 24 e diz que vai dar um tempo da web

Davi Brito foi campeão do BBB 24, mas revelou que não está tendo um...

Gleisi diz que Campos Neto quer “dar lição ao governo que ele sabota”

A presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR), reagiu nesta terça-feira (30/4)...

Mais para você