InícioEditorialCotidianoDesafios comuns no intercâmbio e como superá-los

Desafios comuns no intercâmbio e como superá-los

Está planejando seu intercâmbio e já sabe que vai enfrentar vários desafios e quer saber como superar cada um deles? Então o nosso conteúdo é perfeito para você, pois vamos falar um pouco mais sobre cada um dos desafios mais comuns em um intercâmbio, e como você pode enfrentar cada um deles de cabeça erguida.

Dessa forma, você vai continuar planejando o seu intercâmbio sabendo um pouco mais sobre o que esperar e como superar cada desafio que encontrar.

Então, quer saber quais são os desafios comuns no intercâmbio e como superá-los? É só conferir até o final do conteúdo que preparamos especialmente para você!

Choque cultural

Um dos maiores desafios no intercâmbio é com certeza o choque cultural, porém, essa é uma reação completamente natural ao se deparar com uma cultura completamente nova. E para isso há duas opções bem simples para você superar esse choque cultural ao começar o seu intercâmbio.

O primeiro é fazer pesquisas sobre a cultura local durante a preparação do seu intercâmbio. Por exemplo, se está fazendo um intercâmbio para os EUA, é bom saber que os americanos são pontuais, então chegar atrasado não é bem visto.

Então, para diminuir o choque cultural, pesquise um pouco sobre a cultura local e os costumes dos nativos. Dessa forma, você vai estar mais preparado.

A segunda forma de superar o choque cultural é interagir com os nativos desde o primeiro momento, fazendo amizade com os locais e participando de qualquer evento que puder, de forma a conhecer mais sobre a cultura local.

Saudade de casa

Sentir saudade de casa é um completamente comum, e é um desafio para muitos intercambistas de primeira viagem. Porém, é um dos desafios que você pode superar com grande facilidade, graças à tecnologia.

Por isso, mantenha contato com seus familiares e amigos sempre que possível, porém, não com tanta frequência que te impeça de viver experiências incríveis com seus novos amigos.

Além disso, ao ter contato com novas pessoas e criar uma rotina diferente e divertida, vai ser difícil ficar com saudade de casa, não é mesmo? Então, faça novos amigos e crie uma rotina com passeios divertidos, descubra um novo hobby e aproveite ao máximo essa experiência.

Eletrônicos que não funcionam

Outro desafio bastante comum no intercâmbio é se deparar com dispositivos eletrônicos que não funcionam, seja por falta de bateria ou então por não ter um chip local.

E para superar esse desafio é bem simples: para o problema da bateria, basta pesquisar sobre a voltagem e o tipo de tomada utilizado no país onde você vai fazer o intercâmbio. Dessa forma, caso a voltagem e a tomada sejam diferentes, é só comprar um adaptador ou um conversor de tensão.

Já para o problema do chip, que te impede de ligar para casa já que vai depender de wifi e nem todo lugar vai ter uma boa conexão. Para isso, você pode optar tanto por um chip local ou então assinar um plano com cobertura internacional.

Nesse caso, você vai continuar com o número brasileiro mas vai poder se comunicar com sua família e amigos sem problemas. 

A barreira do idioma

Um dos maiores desafios no intercâmbio é a barreira do idioma. Isso porque, mesmo que você já tenha um nível intermediário no idioma, ao chegar no seu destino de intercâmbio, vai estar imerso naquele idioma o tempo todo, o que pode ser um tanto quanto aterrorizante.

Por isso, aprenda o que puder sobre o idioma antes de embarcar ou então opte por um curso de inglês para adultos para conseguir se comunicar com os nativos. Isso porque, mesmo que não esteja fazendo um intercâmbio em um país onde o inglês é o idioma oficial, você vai conseguir se comunicar no idioma sem problemas até aprender o idioma local.

Mala lotada de itens errados

O último desafio bastante comum no intercâmbio é levar uma mala lotada de itens errados. Isso porque, roupas brasileiras não vão servir para nada em países realmente frios ou que tenham chuvas constantes.

E para superar esse desafio é bem simples: conheça o clima do seu destino de intercâmbio e caso seja necessário deixe para comprar roupas apropriadas no destino.

Agora você já sabe quais são os desafios comuns no intercâmbio e como superar cada um deles. Então que tal continuar a planejar o seu intercâmbio levando tudo isso em consideração?

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Lapsos de memória de Biden viram memes e viralizam na internet

Presidente dos EUA chamou sua vice Kamala Harris de Donald Trump e confundiu os...

Quem é Gabriela Sousa, esposa de Nego Di presa em operação do MP

Gabriela Sousa e Nego Di foram alvo de uma operação do Ministério Público do...

Cidade de São Paulo recebe mais doses da vacina contra dengue

A cidade de São Paulo recebeu uma nova remessa de vacinas contra a dengue,...

Mais para você