Produtores voltaram a procurar a delegacia de Itamaraju, para registrar sobre novas áreas ocupadas e famílias obrigadas a deixar parte do que construíram ao longo de anos.
Nesta sexta-feira (27), imagens de uma família circularam pelas redes sociais e sensibilizaram muitos devido à incerteza promovida pela saída dos moradores, onde a situação aflora os ânimos.
A área ocupada pelos indígenas faz parte de uma processo julgado no STF, arrastado a anos, gerando assim o conflito de interesses entre os atuais produtores e indígenas que solicitam aos órgãos a demarcação.
Os produtores expulsos das propriedades passam por total desolação, ao notar que toda a conquista outrora direcionada a área ocupada, agora foi perdida. E insistir em permanecer ainda coloca sua vida em risco.
Em depoimento os produtores alegam que as pessoas intituladas de indígenas, estão fortemente armados e utilizam de grande ameaça.
Ainda durante a tarde de sexta-feira (27), policias militares abordaram um veículo na rodovia, após receber informações que ocupantes de uma VAN estariam transportando material bélico (armas), que seriam distribuídas na comunidade indígena.