InícioEntretenimentoCelebridadeDF bate novo recorde de calor no ano e registra 33,9°C nesta...

DF bate novo recorde de calor no ano e registra 33,9°C nesta 4ª feira

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou, pelo terceiro dia consecutivo, um novo recorde de maior temperatura de 2023 no Distrito Federal. Por volta das 15h desta quarta-feira (23/8), os termômetros da estação de monitoramento do Gama registraram 33,9°C, com umidade relativa do ar na casa dos 15%.

Nessa terça-feira (22/8), a marca havia atingido 33,2°C. Antes, no domingo (21/8), 33,1°C.

Foto-congresso-em-dia-mais-quente-do-ano-2

DF bateu recorde de temperatura máxima em 2023 pelo terceiro dia consecutivo Breno Esaki/Metrópoles

Foto-congresso-em-dia-mais-quente-do-ano

Nessa terça-feira (22/8), marca foi de 33,2°C. Antes, no domingo (21/8), registro havia sido de 33,1ºC Breno Esaki/Metrópoles

Redemoinho-na-área-central-de-brasília

Redemoinho de poeira é visto na Esplanada dos Ministérios. Fenômeno é comum durante época de baixa umidade relativa do ar Breno Esaki/Metrópoles

Foto-homem-corre-no-parque-em-dia-mais-quente-do-ano

DF bate novo recorde de calor no ano ao registrar 33,9°C nesta quarta-feira (23/8) Breno Esaki/Metrópoles

Foto-vendendor-de-picolé-no-museu-em-dia-mais-quente-do-ano

Há previsão de chuva para o fim de semana, com probabilidade acima de 50% e em áreas isoladas Breno Esaki/Metrópoles

Foto-homem-segurando-garrafa

Umidade relativa do ar ficou na casa dos 15% nesta quarta-feira (23/8) Breno Esaki/Metrópoles

Para o fim de semana, há expectativa de chuva, com probabilidades acima de 50%, mas em áreas isoladas do Distrito Federal. “Elas são mais esperadas entre domingo [27/8] e segunda-feira [28/8]”, afirma o meteorologista Mamedes Luiz Melo, do Inmet.

Caso não chova nesta quarta-feira (23/8), o DF estará sem registrar chuvas por 67 dias seguidos. Atualmente, a capital federal se encontra em alerta amarelo, devido à baixa umidade e à onda de calor.

Em uma escala de três níveis, o alerta amarelo é o segundo e representa perigo potencial. No caso da baixa umidade relativa do ar, há risco de ela cair para 20%, o que aumenta as chances de incêndios florestais e danos à saúde.

Em relação à onda de calor, a previsão é de temperatura 5°C acima da média, por período de dois a três dias. Os dois alertas valem até essa sexta-feira (25/8).

Recomendações As principais recomendações da Defesa Civil para o período são para que a população evite a prática de atividades ao ar livre das 10h às 17h, aumente a ingestão de líquidos, não tome banhos prolongados com água quente, descarte o uso excessivo de ar-condicionado e use protetor solar.

Crianças e idosos precisam de atenção especial, por serem os mais afetados.

Veja dicas:

Alerta-baixa-umidade

Recomendações durante tempo quente e seco Reprodução

Fique atento à umidade relativa do ar Entre 21% e 30% (estado de atenção)

Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15h; Umidificar o ambiente por meio de vaporizadores, toalhas molhadas e recipientes com água; Consumir água à vontade. Entre 12% e 20% (estado de alerta)

Observar as recomendações do estado de atenção; Suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10h e 17h; Evitar aglomerações em ambientes fechados; Usar soro fisiológico nos olhos e nas narinas. Abaixo de 12% (estado de emergência)

Observar as recomendações para os estados de atenção e de alerta; Interromper qualquer atividade ao ar livre entre 10h e 16h, como aulas de educação física, coleta de lixo, entrega de correspondência, etc.; Durante as tardes, manter os ambientes internos úmidos, principalmente quartos de crianças, hospitais, etc.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Lula diz ter acionado STF para negociar desoneração com empresários

Presidente afirmou que a medida, como estava, serve apenas para “aumentar o lucro” de...

Um ano após tratamento CAR-T, paciente segue em remissão do câncer

O paciente Paulo Peregrino, de 62 anos, que alcançou a remissão de seu câncer...

Haddad defende linha de crédito para reconstruir casas no Rio Grande do Sul

Diante dos severos danos causados por catástrofes naturais no Rio Grande do Sul, o...

Mais para você