InícioNotíciasPolíticaDia de Frei Galvão: festejos incluem missas, bolo e pílulas milagrosas

Dia de Frei Galvão: festejos incluem missas, bolo e pílulas milagrosas

São Paulo — A Igreja de Santo Antônio de Sant’Anna Galvão em São Paulo celebra, nesta quarta-feira (25/10), o dia de seu padroeiro, Frei Galvão, o primeiro santo brasileiro. Missas, venda de bolo bento e artigos religiosos, além da tradicional distribuição das pílulas milagrosas estão sendo feitas em horário especial na paróquia, instalada no Mosteiro da Luz, região central da capital.

Apesar de o dia de Frei Galvão ser comemorado nesta quarta-feira, as celebrações na igreja do santo começaram no fim de semana. No domingo (22/10), houve uma missa especial presidida pelo arcebispo da Arquidiocese de São Paulo, dom Odilo Scherer.

Nesta quarta-feira, as missas acontecem às 7h, 9h, 11h, 12h30, 16h e 18h. Do lado de fora da paróquia foram instaladas barracas para a venda do bolo bento de Frei Galvão, preparado pelas monjas concepcionistas que vivem no mosteiro, além de pães, biscoitos, salgados e peças artesanais.

Também é possível aproveitar a visita à igreja de Frei Galvão para buscar as famosas “pílulas da fé”. Confeccionadas pelas irmãs concepcionistas, elas são distribuídas gratuitamente a quem se interessar (veja abaixo).

Pílulas de Frei Galvão, distribuídas na igreja do santo em São Paulo e indicadas para situações de aflição em que se busca alcançar uma graça As pílulas são pequeninos pedaços de papel dobrados em que estão inscritas orações em latim. Elas são entregues às pessoas para que sejam “ingeridas” (como uma pílula mesmo) em situação de aflição, na busca por uma graça ou milagre.

Quem for pessoalmente à Igreja de São Galvão pode pedir as pílulas diretamente na “roda de entrega”, onde o material é entregue por uma das religiosas do mosteiro. Também é possível solicitar o envio pelos Correios (saiba como aqui).

Quem foi Frei Galvão Antônio de Sant’Anna Galvão nasceu em Guaratinguetá, no Vale do Paraíba, em 1739. Ingressou na vida religiosa muito cedo, aos 13 anos. Segundo o santuário que leva seu nome, ele foi sacerdote da Ordem dos Frades Menores e viveu por quase 60 anos na cidade de São Paulo, no Convento São Francisco.

O religioso dedicou boa parte de sua vida à construção do Recolhimento de Santa Teresa, atual Mosteiro da Luz, o que lhe rendeu o título de Patrono da Construção Civil no Brasil.

Frei Galvão faleceu com fama de santidade em dezembro de 1822, no mosteiro que ele mesmo construiu, onde se encontram seus restos mortais até hoje. Beatificado em 1998 e canonizado em 2007, Santo Antônio de Sant’Anna Galvão se tornou o primeiro santo brasileiro.

O milagre das pílulas Os milagres atribuídos a Frei Galvão começaram quando ele foi procurado por um homem muito aflito porque sua mulher estava em trabalho de parto.

O religioso, então, escreveu em três pequenos papéis o versículo do Ofício da Santíssima Virgem e entregou ao homem. A mulher ingeriu as “pílulas” e teve um parto sem problemas.

O mesmo ocorreu com um jovem que se retorcia com dores provocadas por cálculos. Frei Galvão fez outras “pílulas” e deu ao rapaz, que engoliu os “papéizinhos” e teve os cálculos expelidos.

A fé nos pequenos papéis se espalhou e até hoje o mosteiro fornece as “pílulas” para os devotos de Frei Galvão.

Serviço Igreja de Santo Antônio de Sant’Anna Galvão – Avenida Tiradentes, 676, Luz. A distribuição de pílulas é feita de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h45; e aos sábados e domingos, das 9h às 16h.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

NOTA DE FALECIMENTO – Lorrane Mille Bispo de Jesus

Lorrane Mille Bispo de Jesus Data de falecimento: 21/02/2024 Velório: Lions clube no Bairro de Fátima Sepultamento:...

Fenômeno na Web: Cirurgião Plástico Fora dos Padrões, Dr. Josué Montedonio Utiliza Animação para Explicar Procedimentos

Com uma abordagem única e divertida, o cirurgião plástico Dr. Josué Montedonio vem conquistando...

Lula chama Lira e líderes da Câmara para encontro na 5ª feira

Presidente quer discutir, entre outros temas, caminhos para o fim da desoneração da folha...

Dr. Josué Montedonio Adverte: Cirurgia Plástica e a Ilusão dos Influenciadores – Não Há Milagres

Na era das redes sociais, a busca pela perfeição estética é constantemente impulsionada por...

Mais para você